Quinta-Feira, 10 de abril de 2025
Quinta-Feira, 10 de abril de 2025
A manhã desta sexta-feira (4) foi marcada pela segunda edição da premiação “Unidade Campeã”, iniciativa da Secretaria de Saúde de Maceió que reconhece unidades de saúde, equipes de Atenção Primária, Corujões da Saúde, equipes Multidisciplinares da Atenção Primária (eMulti), Consultório na Rua, Saúde Bucal e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) que mais se destacaram. O objetivo da ação é premiar profissionais pelo empenho e dedicação na assistência da população usuária do SUS.
O secretário de Saúde de Maceió destaca que a premiação das Unidades e equipes é uma importante forma de incentivo para que todos avancem cada vez mais. “Muito mais que números, nossa responsabilidade é com vidas e com melhoria contínua no atendimento dessas pessoas e vocês estão fazendo isso acontecer”, diz.
Roberta Borges, subsecretária de Atenção Primária, reforça que esse é um momento de reconhecimento e agradecimento a todas as equipes que se dedicam. “Estamos muito felizes por premiar o desempenho de cada profissional que se dedica a prestar um melhor atendimento e acolhimento aos usuários do SUS. Expandir e fortalecer a Atenção Primária é um desafio e todos estamos gratos pelo esforço de cada um”, destaca.
Durante a premiação, 10 unidades de saúde foram escolhidas como as melhores com base em critérios como quantidade de atendimentos, ambiência e organização da unidade, doses de vacinas aplicadas e número de notificações.
Nas Unidades de Porte 1 (de 1 a 2 equipes ficou em 5º lugar a USF Grota do Moreira, em 4º lugar a USF Paulo Leal (Feitosa), em 3º lugar a USF Pitanguinha, em 2º lugar a USF Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes e em 1º lugar a UBS Waldomiro Alencar (Jacintinho).
Nas unidades de Porte 2 (de 3 a mais equipes), em 5º lugar ficou a UBS Oswaldo Brandão (Ponta Verde), em 4º lugar a UBS Antônio de Pádua (Petrópolis), em 3º lugar a Clínica da Família Village Campestre II, em 2º lugar o Pam Dique Estrada e em 1º lugar a UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes).
Ana Gomes, gerente do 4º Distrito Sanitário teve algumas de suas unidades reconhecidas na premiação e destaca que esse resultado é fruto do esforço dos servidores. “Esse reconhecimento é muito importante para o servidor que está na assistência e que faz o SUS acontecer. Essa iniciativa só nos ajuda a buscar cada vez mais resultados de excelência”, comemora.
Também foram premiadas as equipes de Estratégia em Saúde da Família (eSF), que mais avançaram nos cadastros, as premiadas foram o Pam Dique Estrada, que saiu de 251 (8%) para 618 (21%) e a URS Antônio Pádua (Petrópolis), que saiu de 144 (7%) para 463 (23,15%).
Os três melhores Corujões da Saúde também foram premiados pelos critérios de quantidade de atendimentos, ambiência e organização da unidade, acompanhamento pré-natal, testagem rápida e citologias realizadas. Em 3º lugar ficou o Corujão da USF Jardim São Francisco, em 2º lugar o da URS Antônio Pádua (Petrópolis) e em 1º lugar a USF José de Araújo (Jacintinho).
Outra categoria as equipes de Estratégia em Saúde da Família (eSF), que mais realizaram atendimentos, acompanhamento pré-natal, testagem rápida e citologias realizadas. Em 5º lugar ficou a eSF 50 da USF Canaã , em 4º a eSF 34 da USF Ouro Preto, em 3º a eSF 35 da USF Ouro Preto, em 2º a eSF 55 da USF Graciliano Ramos e 1º lugar a eSF 68 da Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes).
Unidades de Referência em Saúde (URS) foram avaliadas com base em percentual de alcance da capacidade instalada pela promoção físico orçamentária, percentual de procedimentos no SGR e percentual de aumento de produtividade. Quem levou o prêmio foi a URS João Paulo II, no Jacintinho.
Reconhecimento de programas
Concorreram nesta segunda edição diversos programas importantes de saúde. Como as equipes Multidisciplinares da Atenção Primária (eMulti), que foram avaliadas com base em critérios como número de atividades coletivas, número de atendimentos e número de educação permanente em saúde. A equipe premiada foi a eMulti 3, do II Distrito Sanitário.
Equipes do Consultório na Rua também participaram da premiação e foram avaliadas com base em critérios como número de atendimentos individuais, número de atividades coletivas, educação permanente, procedimentos individualizados, entre outros. A equipe 6, que atua na URS Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, foi premiada.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) também foi avaliado com base nos critérios de produção, qualidade de atendimentos e resolutividade, por melhora clínica, desospitalização e desupalização. A equipe premiada foi a Emad 1.
Já a Saúde Bucal teve sua avaliação baseada em critérios como quantidade de atendimentos, acompanhamento pré-natal, atendimentos a crianças e idosos. Quem levou o prêmio foi a UBS Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra.
Premiação e homenagens aos agraciados. Fotos: Ascom SMS
*Redação com Assessoria