Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025

Maceió

Secretaria de Saúde de Maceió disponibiliza acompanhamento nutricional para pacientes de bariátrica

Serviços acontecem por demanda espontânea na UBS Osvaldo Brandão, na Ponta da Terra

Secretaria de Saúde de Maceió disponibiliza acompanhamento nutricional para pacientes de bariátrica

(Imagem: Reprodução Internet)

A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio do Programa de Alimentação e Nutrição, disponibiliza acompanhamento nutricional para usuários que passaram por cirurgia bariátrica. Os atendimentos são realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra. A nova iniciativa pretende evitar o risco de remissão da obesidade e proporcionar acompanhamento para as pessoas que passaram pelo procedimento.

De acordo com a nutricionista da SMS, que está à frente dos atendimentos,  Pollyany Melo, a assistência a esses pacientes ocorre por demanda espontânea, bastando se dirigir até a UBS Osvaldo Brandão Vilela para solicitar o atendimento.

“Esse tipo de acompanhamento ocorria apenas no Hospital Universitário  Professor Alberto Antunes (HU), onde o paciente era acompanhado por dois anos após a cirurgia. Com esse novo projeto em Maceió, buscamos assisti-lo por tempo indeterminado e proporcionar também um serviço mais amplo com apoio psicológico e atividades físicas”, explica a profissional.

“Muitos pacientes por não ter um auxílio no pós-cirurgia bariátrica acabam tendo remissão, então é necessário assistir essas pessoas, com atendimento nutricional acessível e todo o acompanhamento em saúde na Atenção Primária. Já iniciamos os atendimentos de alguns pacientes na Unidade e estamos atentos para prestar toda a assistência necessária para evitar evasão”, completou Pollyanny Melo, nutricionista da SMS responsável pela iniciativa.

Acesso ao atendimento 

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode comparecer na UBS Osvaldo Brandão munido de cartão SUS, documento com foto e comprovante de residência para agendar seu atendimento. As consultas acontecem às segundas e quartas-feiras de 8h às 14h.

A importância da iniciativa

A obesidade é considerada uma doença crônica. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, estima-se que 2,3 bilhões de pessoas adultas estarão acima do peso e 700 milhões estarão diagnosticadas com obesidade. No Brasil,  a doença aumentou 72% em 13 anos,  de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), destacado pela revista Veja, em 2022 o Brasil registrou 74.738 cirurgias bariátricas. Com isso é evidente a necessidade de um acompanhamento pré, durante e pós-operatório.

*Redação com Assessoria