Quarta-Feira, 20 de agosto de 2025
Quarta-Feira, 20 de agosto de 2025
Encontro apresentou os novos indicadores que devem ser observados para planejar e avaliar os serviços de saúde
A Secretaria de Saúde de Maceió realizou, na última quinta-feira (5), uma oficina sobre os Novos Indicadores de Qualidade da Atenção Primária. O encontro ocorreu na Escola Técnica Valéria Hora (Centro) e reuniu representantes da Coordenação da Atenção Primária, Diretoria de Atenção à Saúde, Saúde da Criança e do Adolescente, Distritos Sanitários, Saúde Bucal, e-SUS e Saúde da Mulher e Gerência de Atenção Primária da Sesau.
O encontro teve como objetivo capacitar as equipes sobre as mudanças que orientam o financiamento, planejamento e avaliação dos serviços ofertados à população. Os indicadores de saúde integram o componente de qualidade, um dos fundamentos da nova metodologia de cofinanciamento federal da Atenção Primária em Saúde (APS) no Brasil, que visa fortalecer e financiar as ações de saúde de nível primário.
Luana Melo, coordenadora geral de Atenção Primária de Maceió, destaca que os novos indicadores visam aprimorar a qualidade do atendimento na APS. “Com isso, vamos fortalecer o trabalho em rede, promovendo acesso aos serviços de saúde e garantindo o cuidado integral à população, incentivando a melhoria contínua da qualidade da atenção primária”.
Foram apresentados aos profissionais os novos parâmetros, destacando a importância da coleta de dados e monitoramento contínuo das metas. Devem ser os observados os seguintes indicadores, divididos por três áreas:
Fotos: Cortesia
*Redação com Assessoria