Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 21 de agosto de 2025

Maceió

Secretaria de Saúde de Maceió realiza capacitação sobre nutrição infantil na Atenção Primária

O treinamento discutiu o tema de sobrepeso e obesidade infantil e como agir diante desse desafio

Secretaria de Saúde de Maceió realiza capacitação sobre nutrição infantil na Atenção Primária

(Imagem: Ascom SMS)

O Programa de Alimentação e Nutrição de Maceió promoveu, nesta sexta-feira (6), uma capacitação sobre sobrepeso e obesidade infantil com o objetivo de preparar os profissionais da Atenção Primária para o enfrentamento desse desafio com a introdução de mudanças de comportamento alimentar dos usuários dos serviços.

O treinamento foi conduzido pela nutricionista do Município, Renata Moura, que discorreu sobre o tema de forma didática e dinâmica, trazendo para os participantes experiências exitosas e contribuindo com estratégias de motivação continuada para o acompanhamento nutricional de crianças nas Unidade de Saúde e atendidas pelas equipes Multidisciplinares da Atenção Básica (eMulti).

“O comportamento infantil obesogênico está relacionado ao da família. Devemos nos abster de julgamentos, tendo um  olhar mais sensível e empático para a família e convidar para uma mudança estrutural. A questão é o convite, o acolhimento e eu sempre falo que nosso papel é de orientar e motivar. Motivar é quebrar objeções”, destacou Renata Moura.

Durante a palestra foi destacada a importância da orientação nutricional na introdução alimentar e seu  acompanhamento na Atenção Básica, evidenciado a riqueza da amamentação  e do leite materno como, único e exclusivo, alimento fonte de nutrientes por seis meses aos recém-nascidos.

Além disso, foi abordada a necessidade de investigar o histórico familiar e os que impactam positiva e negativamente na saúde  alimentar da criança. Foi evidenciado também que o aspecto de realidade socioeconômica e cultural influenciam na forma como as pessoas se alimentam, causando consequências na nutrição infantil.

“A maneira que o nutricionista atua nesse acompanhamento deve ser uma forma de convite e uma maneira adaptável à realidade da família, a fim de facilitar a compreensão e desenvolver hábitos saudáveis para evitar o sobrepeso e obesidade  infantil”, concluiu Renata Moura, nutricionista da SMS.

*Redação com Assessoria

Close