Aguarde. Carregando informações.
Maceió

Secretaria de Saúde leva ações preventivas contra HIV e Aids para turistas no Porto de Maceió

Secretaria de Saúde leva ações preventivas contra HIV e Aids para turistas no Porto de Maceió

(Imagem: Victor Vercant/Ascom SMS)

Buscando promover cuidado à saúde dos turistas da capital alagoana no período que antecede o Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou, nesta terça-feira (31), ao Porto de Maceió e ao Mercado das Artes 31, localizados em Jaraguá, ações preventivas e educativas contra HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. A iniciativa foi da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais.

Direcionada aos trabalhadores do mercado e aos mais diversos turistas presentes no local, inclusive passageiros do MSC Seashore - o maior cruzeiro a navegar no Brasil -, a ação disponibilizou testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além da entrega de preservativos masculino e feminino e orientações educativas sobre a importância da prevenção e cuidado com a saúde.

“Estamos proporcionando um momento de cuidado e prevenção aos turistas que chegam dos navios e também aos trabalhadores do Porto de Maceió. Quem está viajando, muitas vezes, acaba ficando mais livre para fazer testes rápidos porque está fora do seu local de moradia. Então, durante as próximas terças-feiras, que ainda irá acontecer a chegada de outros cruzeiros, estaremos por aqui trazendo essas ações de prevenção”, explica a técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.

Maria Madalena Barros é de Recife e chegou em Maceió com sua família por meio de uma excursão. Para ela, ações como essa são importantes para prevenir possíveis doenças. “Cuidar da saúde é muito importante. Estou sempre realizando exames por precaução, recentemente até fiz testes rápidos, mas é sempre bom manter o cuidado e buscar a prevenção”, comenta a turista.

A ação preventiva e educativa continuará nas respectivas terças-feiras do mês de fevereiro (dias 7, 14, 21 e 28), encerrando na primeira terça de março, dia 7.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria