Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Maceió

Segunda fase do Ciclo de Inovação Aberta de Maceió conta com 29 propostas

Segunda fase do Ciclo de Inovação Aberta de Maceió conta com 29 propostas

(Imagem: Divulgação)

Foram aprovadas 29 soluções de pessoas físicas e jurídicas, startups e consórcios de todo o Brasil na primeira fase do Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. As ideias que seguem para a próxima etapa do programa foram escolhidas entre os dias 18 e 23 deste mês por bancas julgadoras compostas por especialistas. A relação completa de selecionados está disponível no portal desafio.maceio.al.gov.br/gestao-cpc.

Foram 15 ideias para o desafio do ordenamento urbano, cinco para os de fiscalização urbana e saúde e quatro para o de empregabilidade. As melhores soluções para os quatro obstáculos enfrentados pelo Município valerão até R$ 50 mil cada.

Para a seleção, as bancas julgadoras levaram em conta os seguintes critérios: apresentação do problema de forma clara e objetiva; diferenciais na resolução do desafio; as tecnologias utilizadas; a atuação no mercado; e competências técnicas das equipes para desenvolver o produto final.

Para o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Sergio Túlio Cavalcante, as ideias apresentadas na primeira fase foram excelentes.

“Foi uma tarefa difícil escolher as melhores entre tantas ideias brilhantes. A banca julgadora de cada desafio mostrou bastante profissionalismo na seleção das propostas. Agora vamos partir para a próxima etapa”, pontuou o secretário.

Agora, as 29 propostas seguem para a próxima fase: a de prototipagem das ideias. O primeiro passo dessa nova etapa, a Oficina de Design de Problemas, ocorre entre os dias 6 e 7 de novembro, de forma virtual.

Na segunda fase, além da Oficina de Design, ocorrem as mentorias com especialistas do Senai e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além do segundo funil de seleção, com a apresentação dos protótipos não funcionais das soluções desenvolvidas pelos candidatos. A expectativa é de que esta etapa termine em 20 de dezembro.

Ciclo de Inovação Aberta

Conduzido pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), o Ciclo tem duração média de seis meses. O objetivo é fomentar a cultura de inovação na cidade e buscar o envolvimento de diversos cidadãos, que possam propor soluções práticas e viáveis e que tragam melhorias à cidade e consequentemente à vida dos maceioenses.

O dinheiro da premiação é fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha. Há também ainda a possibilidade de um contrato com a Prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,6 milhão com validade de um ano.

*Redação com Secom Maceió