Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Maceió

Sextou no Centro une cultura e saúde em edição especial do Outubro Rosa

Sextou no Centro une cultura e saúde em edição especial do Outubro Rosa

(Imagem: Alisson Frazão / Secom Maceió)

Em mais um fim de tarde repleto de samba e boas companhias, a Terceira Edição do Sextou no Centro proporcionou momentos de alegria e conscientização sobre a saúde feminina, na última sexta-feira (6). Uma realização da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), a ação de outubro contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).

Dessa vez, o público foi da roda de samba e embarcar também nos cuidados e na atenção com a saúde. Ao som da banda Pagode da Naná, as mulheres maceioenses que estiveram presentes, foram aconselhadas sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer de mama.

Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, foi extremamente emocionante vivenciar mais uma edição do evento.

“O Sextou vem trazendo um respiro para os trabalhadores locais, uma forma de revitalizar culturalmente o Centro de Maceió e trazer um momento de lazer para a rotina intensa dos trabalhadores. Desta vez trouxemos também a força da mulher e mais um alerta para os cuidados necessários sobre a prevenção do câncer de mama, sem dúvidas é um momento incrível e emocionante”, afirmou o presidente.

Exposição fotográfica mostra força das mulheres que venceram o câncer de mama. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Exposição fotográfica mostra força das mulheres que venceram o câncer de mama. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Com um espaço voltado para atendimentos rápidos e encaminhamentos médicos para a realização da mamografia, a Secretaria Municipal de Saúde também proporcionou vacinação, rodas de conversa sobre educação em saúde e orientações psicológicas.

Além disso, a Semuc aproveitou o momento para emocionar e inspirar outras mulheres através da exposição fotográfica “Sobrevivi ao Câncer de Mama”.

De acordo com a Ana Paula Mendes, secretária da Semuc, infelizmente os números de câncer de mama ainda são altos e cada vez mais se faz necessário mostrar para as mulheres que lutam contra a doença que é possível seguir em frente.

“O câncer de mama ainda é o que mais mata no Brasil e trazer essa exposição para o centro de Maceió, poder mostrar a história de cada uma delas, é inspirador. Espero que quem tenha passado por aqui perceba a importância do autocuidado, do autoexame, pois existe uma vida inteira pela frente”, pontuou.

Amanda Frazão é uma das mulheres homenageadas pela exposição. Foto; Alisson Frazão/Secom Maceió
Amanda Frazão é uma das mulheres homenageadas pela exposição. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Feliz por estar sendo uma das homenageadas na exposição fotográfica, a maceioense Amanda Frazão ressaltou a importância de mostrar para outras mulheres que é possível vencer o câncer. “Eu sobrevivi ao câncer e estou transbordando de felicidade por poder inspirar e acolher outras mulheres que estão passando pelo mesmo que eu. Estou muito emocionada!”, destacou.

O evento, que leva o fim de expediente diferente para os trabalhadores, também tem como objetivo reativar culturalmente o espaço do Centro da cidade e conta com o apoio da Aliança Comercial de Maceió. Já sendo uma iniciativa aguardada ansiosamente pelos trabalhadores do comércio de Maceió.

O Sextou no Centro tem sido cada vez mais bem recebido pelos que vivem a rotina intensa do centro, segundo a presidente da Aliança Comercial de Maceió, Andreia Geraldo. “Nossa terceira edição foi uma maravilha. Foi espetacular e estou muito feliz com todos os resultados que estamos tendo. Tem sido lindo acompanhar os trabalhadores se divertindo e o espaço do centro de Maceió funcionando culturalmente. Que venham as próximas edições!”, disse.

*Redação com Assessoria