Aguarde. Carregando informações.
Maceió

SMS de Maceió capacita equipe do Hospital da Cidade para implantar testes rápidos para ISTs

SMS de Maceió capacita equipe do Hospital da Cidade para implantar testes rápidos para ISTs

(Imagem: Ascom SMS)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, realizou nesta quinta-feira (27) uma capacitação com a equipe da maternidade do Hospital da Cidade (HC) para a implantação de testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no momento do parto.

Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destacou a importância desse trabalho.

“A ação faz parte do protocolo de prevenção da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites. A oferta e execução de testes rápidos na hora do parto é um procedimento obrigatório, considerando que é mais uma oportunidade de intervir preventivamente para que crianças expostas ao HIV, à sífilis ou hepatite, na gestação ou no parto, possam receber profilaxia adequada, contribuindo para reduzir as chances de adoecimento futuro, sequelas ou mesmo óbito”, explicou.

A iniciativa tem como objetivo principal garantir que todas as gestantes, ao darem entrada na maternidade, sejam submetidas aos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B. “Detectar essas infecções no momento do parto é crucial para a administração imediata de tratamentos preventivos tanto para a mãe quanto para o recém-nascido, aumentando significativamente as chances de saúde para ambos”, completou Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A capacitação começou nesta quinta-feira (27) e será conduzida em duas etapas. Uma parte da equipe participou das atividades pela manhã, enquanto a segunda parte será treinada na tarde de sexta-feira (28). O treinamento inclui instruções práticas sobre a realização dos testes, orientações sobre a comunicação de resultados e protocolos de encaminhamento para tratamento.

Sobre o trabalho 

A implementação desses testes rápidos no momento do parto faz parte de um esforço contínuo da Secretaria Municipal de Saúde para reduzir as taxas de transmissão de ISTs e melhorar a saúde materno-infantil no Município. "Estamos comprometidos em garantir que todas as crianças tenham um começo de vida saudável e que suas mães recebam os cuidados necessários. Este é um passo fundamental nessa direção", concluiu Teresa Carvalho.

A expectativa é que, com a capacitação e a posterior implantação dos testes rápidos, o Hospital da Cidade sirva como modelo para outras unidades de saúde, promovendo um padrão de atendimento que possa ser replicado em outras regiões, ampliando o alcance das ações de prevenção e tratamento das ISTs.

*Secom Maceió