Quarta-Feira, 12 de março de 2025
Quarta-Feira, 12 de março de 2025
Intenção é levar Serviço de Assistência Especializada à Unidade de Saúde no Benedito Bentes
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta terça-feira (11), uma reunião estratégica na Unidade de Saúde Hamilton Falcão, localizada no Benedito Bentes, para debater a implantação do Serviço de Assistência Especializada (SAE) no bairro.
O encontro reuniu profissionais da unidade e da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para planejar a oferta de atendimento à Profilaxia Pós-Exposição (PEP), Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e assistência a pessoas vivendo com HIV/Aids.
A iniciativa visa descentralizar o atendimento especializado para garantir mais acesso e qualidade na assistência às ISTs, especialmente para a população do 6º Distrito Sanitário de Maceió, que concentra um grande número de moradores e demanda por serviços de saúde especializados.
A enfermeira da coordenação de Prevenção e Controle das ISTs, Géssyca Melo, destacou a importância da ampliação para fortalecer a rede de cuidados na capital alagoana.
"Esse trabalho permitirá a descentralização da assistência ao HIV/Aids em Maceió, ampliando o acesso da população do 6º distrito sanitário a serviços essenciais de prevenção e tratamento. Nosso objetivo é estruturar o atendimento para que a comunidade tenha suporte adequado e contínuo na unidade de referência mais próxima", afirmou.
Com a implantação do SAE no Benedito Bentes, a expectativa dos profissionais de saúde é a de fortalecer a rede de atenção às ISTs e ampliar a cobertura dos serviços de prevenção, além de facilitar o acesso à PEP e PrEP para reduzir a transmissão do HIV, especialmente entre as populações mais vulneráveis.
A descentralização do atendimento ainda contribui para desafogar outras unidades de referência na cidade, o que deve proporcionar mais agilidade e eficiência no cuidado aos pacientes.
A Secretaria Municipal de Saúde segue investindo na qualificação das equipes e na estruturação de novos pontos de atendimento para garantir que mais pessoas tenham acesso aos serviços de saúde de forma segura, acolhedora e humanizada.
Reunião debate expansão do atendimento às ISTs. Foto: Ascom SMS
*Redação com Assessoria