Quinta-Feira, 05 de fevereiro de 2026
Quinta-Feira, 05 de fevereiro de 2026
Implante contraceptivo subdérmico é um método contraceptivo seguro, eficaz e de longa duração; médicos foram treinados para realizar o procedimento em unidades de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quinta-feira(5), uma capacitação destinada aos médicos da rede municipal com o objetivo de habilitá-los para a realização do implante contraceptivo subdérmico, conhecido como Implanon. O procedimento, iniciativa da primeira-dama de Maceió, Marina Cândia, já é disponibilizado no Saúde da Gente Especialidades (Benedito Bentes) e passará a ser oferecido, em breve, nas Unidades de Saúde de Maceió.
O serviço busca fortalecer as ações de planejamento reprodutivo no município, ampliando o acesso das mulheres a métodos contraceptivos de longa duração, seguros e eficazes, ofertados pelo Sistema Único de Saúde(SUS).
A capacitação foi realizada em dois momentos complementares. O primeiro foi teórico, no qual os profissionais receberam orientações sobre o funcionamento do Implanon, indicações, contraindicações, benefícios do método, além de aspectos relacionados à segurança, acompanhamento das usuárias e protocolos clínicos.
No segundo momento, os participantes passaram pela etapa prática, onde foram treinados para a técnica correta de inserção e retirada do implante subdérmico, garantindo a qualificação necessária para a oferta do serviço com qualidade e segurança.
Profissionais passaram por teoria e prática para poder realizar o procedimento de forma segura. Fotos: Ascom SMS
Roberta Lafaiete é médica da UBS Tereza Barbosa e esteve presente na capacitação. Ela destacou a importância desse treinamento para garantir um procedimento humanizado e qualificado às mulheres que irão optar pelo Implanon.
“Foi uma capacitação muito rica e proveitosa. É uma oportunidade para o município e, principalmente, para a população que vai poder usufruir deste método contraceptivo, que é uma opção segura e eficaz para mulheres que desejam uma contracepção de longa duração”, disse.

A técnica de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Amanda Lessa, ressaltou que a oferta do Implanon na Atenção Primária será garantida em 18 unidades de saúde da capital. “Estamos ampliando esse serviço na Atenção Primária. A princípio, o Implanon estará disponível em 18 unidades de saúde, mas pretendemos ampliar esse acesso para todas as unidades”, destacou.

Sobre o Implanon
O Implanon é um método contraceptivo hormonal de longa duração, consistindo em um pequeno bastão inserido sob a pele do braço, liberando o hormônio etonogestrel por até três anos. O procedimento é realizado exclusivamente por médico habilitado.
Ele impede a ovulação e espessa o muco cervical para prevenir a gravidez, sendo altamente eficaz e reversível. O implante libera continuamente o hormônio etonogestrel na corrente sanguínea, atuando na inibição da ovulação e no espessamento do muco do colo do útero, o que dificulta a passagem dos espermatozoides.
Com eficácia superior a 99%, o método apresenta índice semelhante ou até superior ao da laqueadura tubária. Entre as principais vantagens estão a praticidade, a longa duração, o fato de não exigir uso diário, não interferir na relação sexual nem na amamentação, além de contribuir para a redução das cólicas menstruais. O implante também pode ser utilizado por mulheres que não podem fazer uso de pílulas com estrogênio e não provoca diminuição da massa óssea.
*Redação com Assessoria