Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Maceió

SMS de Maceió realiza Congresso que debate o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

Evento contou com profissionais, estudantes e pesquisadores

SMS de Maceió realiza Congresso que debate o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

(Imagem: Alisson Frazão/ Secom Maceió)

Profissionais da saúde e estudantes participaram nesta segunda-feira (11) do I Congresso de Atenção Primária à Saúde (APS) no Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Uncisal, foi integrado ao I Seminário Alagoano de Atenção Primária (SAAB) e X Fórum e-Multi, e contou com a temática Tendências e Desafios para o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. O evento segue nesta terça-feira (12).

O Congresso tem como objetivo estimular a difusão, divulgação, aplicação e compartilhamento de conhecimentos e experiências da Atenção Primária à Saúde, sendo destinado a gestores, trabalhadores da Atenção Primária, pesquisadores e estudantes da área de nível técnico, graduação e pós-graduação.

O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, participou da mesa de abertura do evento e destacou os principais avanços alcançados pela saúde da capital. “Todas as mudanças só estão sendo possíveis graças ao empenho de nossos servidores e todo o trabalho que já vem sendo realizado pela gestão do prefeito JHC desde o início, o que nos permitiu avançar na velocidade que estamos avançando. Conseguimos habilitações importantes junto ao Ministério, reestruturação de nossas unidades, dos nossos Caps, da Saúde Bucal e diversos outros serviços para que possamos cuidar cada vez melhor das pessoas”, disse.

Claydson Moura, secretário de Saúde de Maceió. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Claydson Moura, secretário de Saúde de Maceió. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

A subsecretária de Atenção Primária, Roberta Borges, enfatizou que o evento representa a concretização da realidade da Saúde municipal. “Temos novos programas e muitos planos realizados, como o Corujão da Saúde, o Saúde da Gente, a ampliação de equipes do e-Multi, nossa primeira Unidade de Telessaúde, nossas Unidades Docentes Assistenciais e uma série de iniciativas que hoje são realidade para a nossa população”, afirmou.

Roberta Borges, subsecretária de Atenção Primária da SMS. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Roberta Borges, subsecretária de Atenção Primária da SMS. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

O I Congresso de Atenção Primária contou também com a presença de Angela Maria Matos, coordenadora de Apoio Estratégico do Ministério da Saúde, que falou sobre a importância da integração entre ensino e serviço para o fortalecimento da Atenção Primária. “Nós enquanto Ministério estamos trabalhando no aprimoramento de políticas e é de suma importância para todos a integração entre os três entes federativos, a academia e o controle social para que todas as políticas sejam efetivadas”, colocou.

Angela Maria Matos, coordenadora de Apoio Estratégico do Ministério da Saúde.  Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Angela Maria Matos, coordenadora de Apoio Estratégico do Ministério da Saúde. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

A mesa de abertura contou também com a participação de Alayde Ricardo, diretora de Atenção à Saúde (DAS); Luana Melo, coordenadora-geral de Atenção Primária da SMS; Flávia Citônio, presidente com Conselho Municipal de Saúde (CMS); Henrique de Oliveira, reitor da Uncisal; Mara Cristina Ribeiro, pró-reitora de pesquisa e graduação da Uncisal; Luciano Barrios, coordenador do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal; e Rodrigo Buarque, presidente dos Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL).

Outras atividades

Após a mesa de abertura, a manhã seguiu com a Conferência Magna, que teve como tema Tendências e Desafios para o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Logo após, foi realizada a mesa Promovendo Equidade na APS, que debateu a Atenção Integral à Saúde da População LGBTQIAPN+, da População em Situação de Rua, Saúde da População Negra e Saúde da Pessoa com Deficiência.

Simultaneamente, foi realizado um mini curso teórico sobre Urgências Básicas na APS, com profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), para que eles possam aprender a reconhecer e agir em casos de emergências nas Unidades de Saúde.

Ao longo do primeiro dia também serão apresentados os trabalhos selecionados, que são experiências exitosas desenvolvidas na Atenção Básica com o intuito de melhorar a assistência à população e que contam com os seguintes eixos: Saúde da Mulher, Cuidado no Desenvolvimento Infantojuvenil, Saúde do Homem e Saúde da Pessoa Idosa.

Já na terça (12), serão realizadas palestras, mini cursos e oficinas. Ao final, os melhores trabalhos e experiências apresentados serão premiados.

*Redação com Assessoria