Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 19 de janeiro de 2025

Maceió

SMS de Maceió treina pessoal para cuidar da saúde bucal de crianças com síndromes congênitas

SMS de Maceió treina pessoal para cuidar da saúde bucal de crianças com síndromes congênitas

(Imagem: Cortesia)

Com o objetivo de ampliar o acesso de crianças com microcefalia e outras síndromes congênitas ao atendimento odontológico na Atenção Básica de Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quinta-feira (21), uma capacitação para dentistas do V, VI e VII Distrito Sanitário do Município, cujo tema foi “Aprendendo com a microcefalia: superando desafios e preconceitos”. O treinamento aconteceu no auditório da Associação da Família dos Anjos do Estado de Alagoas (Afaeal), no Benedito Bentes.

A atividade, fruto de uma parceria entre Saúde de Maceió, Afaeal e Universidade Paulista (Unip), contou com a ministração da professora do Programa de Pós-graduação da Unip, Cristina Lúcia Feijó, que trouxe aos profissionais uma abordagem acerca de avaliação bucal, realização de procedimentos dentários e orientações em saúde da boca.

“Estamos desenvolvendo um trabalho preventivo voltado ao atendimento às crianças com síndromes congênitas, pois elas podem apresentar complicações na sua saúde bucal em razão do difícil manejo durante a higienização da boca. Contudo, estamos avançando nesse sentido, pois a partir dessas capacitações os profissionais irão conduzir essas crianças e suas famílias da melhor forma possível, solucionando os problemas bucais”, destacou a professora.

Cristina Lúcia Feijó, professora do Programa de Pós-graduação da Unip. Foto: Ascom SMS
Cristina Lúcia Feijó, professora do Programa de Pós-graduação da Unip. Foto: Ascom SMS

A coordenadora técnica de Saúde Bucal da SMS, Ducy Farias, explicou que os atendimentos às crianças com microcefalia já existem no serviço especializado, mas que é importante promover a ampliação desse acesso dentro da Atenção Básica.

“Crianças com síndromes congênitas já recebem atendimento no Pam Salgadinho com médicos especialistas. No entanto, queremos ampliar o acesso dessas crianças aos serviços da Atenção Básica também, para que elas recebam esse atendimento não apenas dentro do serviço especializado.  Por isso, temos como objetivo principal sensibilizar, motivar e ampliar o acesso dessas crianças ao serviço odontológico, promovendo acolhimento e quebrando preconceitos em nossa sociedade”, afirmou.

Ducy Farias, coordenadora técnica de Saúde Bucal da SMS. Foto: Ascom SMS
Ducy Farias, coordenadora técnica de Saúde Bucal da SMS. Foto: Ascom SMS

Ainda durante esta semana, profissionais da Unip estiveram na Unidade de Saúde da Família (USF) Carla Nogueira, localizada no Benedito Bentes, realizando atendimentos de crianças com síndromes congênitas causadas pelo Zika vírus, sífilis, rubéola, citomegalovírus e herpes vírus.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió