Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 23 de março de 2025

Maceió

Treinamento promove melhorias no atendimento do Cadastro Único, em Maceió

Treinamento promove melhorias no atendimento do Cadastro Único, em Maceió

(Imagem: Assessoria )

Na manhã desta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) realizou o segundo dia de workshop para técnicos do Cadastro Único de Maceió. A ação ocorreu na sede do Fundo de Amparo ao Morador (Fam), ao reunir 50 profissionais. A iniciativa prossegue até a próxima sexta-feira (14).

A ação tem o objetivo treinar de forma intensiva os profissionais para a migração da nova base de dados do Cadastro Único com um sistema mais moderno e ágil. Na ocasião, foram realizadas palestras sobre a política de Assistência Social, serviços oferecidos, diretrizes, introdução às competências de diretorias e coordenações para potencializar os atendimentos e melhor atender os maceioenses.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, a capacitação vai qualificar, ainda mais, o trabalho dos cadastradores. "É uma forma de prepará-los para usar essa nova plataforma, que beneficiará não só os usuários, como também os profissionais que atuam no Cadastro Único", disse.

A técnica de referência do Cadastro Único, Cláudia Vasconcelos, destacou a importância da transição para uma ferramenta mais eficaz. "Nossos cadastradores são a porta de recebimento dos usuários que procuram a Assistência Social e essa iniciativa é uma forma de realizar estratégias para melhor atender esse público, identificando qual é a vulnerabilidade e o encaminhamento necessário para agilizar nossos atendimentos", afirmou.

A cadastradora Claudia Santos ressaltou o impacto de palestras e workshops para a qualificação profissional. "É uma ferramenta que nos ajuda a crescer como profissional, adquirindo conhecimento e trocando experiências. É um momento muito rico e com certeza beneficiará os maceioenses”, declarou.

Migração de sistema

Os atendimentos do Cadastro Único estão suspensos até a sexta-feira (14) para a migração de dados das famílias para uma plataforma mais moderna que entrará em funcionamento, em todo o Brasil, no dia 17 de março.

No período, os serviços de inclusão cadastral e atualização de dados estão suspensos, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), no bairro Poço, e também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nas unidades descentralizadas da Assistência Social (Udas), nos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centros Pop), na Base de Acolhimento do Bom Parto, no Fundo de Amparo ao Morador (Fam) e no Cadastro Único, localizado no Benedito Bentes.

Nenhum agendamento foi marcado para as unidades do Cadastro Único Maceió durante o período de migração. Os beneficiários dos programas sociais não terão prejuízos, bem como a modernização do sistema não vai impactar nos cadastros já existentes. A migração será feita de forma automática e as famílias não vão precisar ir às unidades por conta da mudança do sistema.

Em caso de dúvidas, a população pode procurar os Cras e demais unidades da Assistência Social em Maceió, que estarão abertas e prestando informações para as famílias maceioenses.

Novo Cadastro Único

Novo Cadastro Único permitirá a interligação on-line de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos, o que agiliza a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias.

O novo sistema terá informações mais atualizadas e qualificadas, ao simplificar o cadastro das famílias, tanto para a população como para os operadores da plataforma.

Com a modernização, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Dataprev, as informações serão buscadas e incluídas de forma automática e on-line, o que garante maior precisão e confiabilidade.

*Redação com Assessoria