Aguarde. Carregando informações.
Maceió

Unidades de Referência de Maceió realizaram desde maio de 2023 mais de 4.500 eletrocardiogramas

Unidades de Referência de Maceió realizaram desde maio de 2023 mais de 4.500 eletrocardiogramas

(Imagem: Reprodução/Internet)

Buscando ampliar o acesso dos cidadãos maceioenses aos serviços de saúde na rede pública, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) passou a ofertar o exame de Eletrocardiograma (ECG) de forma descentralizada em algumas Unidades de Referência em Saúde (URS) do Município.

Além do Pam Salgadinho, o exame também está sendo disponibilizado no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço),  URS Roland Simon (Vergel), URS Pitanguinha, URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e na URS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins).

A coordenadora geral da Atenção Especializada da SMS, Janaína Paula Sobral, destacou que, devido à alta demanda para realização do exame, a pasta buscou solucionar a situação adquirindo equipamentos e ampliando a oferta do exame para as Unidades de Referência.

“A tabela do SUS contempla o exame e temos prestadores contratualizados que realizam pelo SUS. Mesmo com esta oferta, existia uma alta demanda reprimida no município, o que instigou a SMS a abrir um processo de aquisição dos equipamentos e insumos. O diferencial é a implantação do eletrocardiograma adulto de forma descentralizada, nas unidades próprias especializadas, comumente conhecidas como Unidades de Referência”, afirmou.

Desde que o serviço foi implantado nas Unidades de Referência no mês de maio de 2023, já foram realizados aproximadamente 4.500 exames até o momento, sanando todas as demandas reprimidas.

Sobre o exame

Embora seja um procedimento simples e rápido, o exame de eletrocardiograma é extraordinário, pois informa sobre o ritmo e frequência do coração, sinais de crescimento e das quatro cavidades do coração, avaliação de isquemia, lesão e zonas de necrose, configurando os quadros de infartos, e por fim é considerado como supremo tribunal das arritmias.

“O exame de eletrocardiograma utiliza uma técnica simples, o paciente deve estar deitado, em cama confortável, de preferência isolada, não pode ter contato dos membros com a parede. Não necessita de Jejum, apenas do preparo da pele para colocação dos eletrodos. O procedimento deve ser realizado em toda consulta de primeira vez com cardiologista, ao menos anualmente” explicou o médico cardiologista do Município, Marco Mota.

Ao ter um diagnóstico confirmado através do exame de eletrocardiograma, o especialista aponta quais os procedimentos que devem ser realizados pelo paciente.

“Algumas situações exigem um encaminhamento imediato. Por exemplo: paciente com quadro de dor no peito e o exame revelando sinais de isquemia e lesão; paciente com queixas de palpitações, e o exame revelando uma frequência cardíaca alta e/ou irregular. Pode ser necessário fazer uma reversão ao ritmo sinusal com medicamentos de uso endovenoso ou mesmo por cardioversão; ou mesmo um quadro de tontura ou desmaio com um exame mostrando um bloqueio átrio ventricular de grau avançado”, complementou.

Como ter acesso

Para realizar o exame nas Unidades de Referência, é necessário fazer o agendamento via Pronto!, acessando o WhatsApp pelo número 82 3312-5492 e cadastrando o pedido.

*Secom Maceió