Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025
Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025
Buscando transmitir conhecimentos relacionados à segurança alimentar dos cidadãos maceioenses, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu mais uma vez, no auditório do órgão, uma capacitação em Boas Práticas Sanitárias destinada a 65 permissionários que atuam na faixa de areia e no calçadão da orla marítima de Maceió.
O curso é uma das estratégias da Visa Maceió, que tem o objetivo de capacitar, apoiar e auxiliar os manipuladores de alimentos a aperfeiçoarem o controle sobre os requisitos para a prática de suas atividades, reduzindo assim o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos.
Temas como boas práticas em manipulação de alimentos, importância do alvará sanitário, higienização correta do estabelecimento, o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI), manuseio, armazenamento, refrigeração e temperatura de alimentos que circulam no local foram abordados durante o curso.
De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, o treinamento teve o objetivo de orientar os comerciantes sobre a venda adequada de produtos na orla marítima da capital durante a alta temporada.
“O treinamento teve como objetivo orientar os vendedores de alimentos e bebidas quanto à importância das condições de higiene, refrigeração e armazenamento dos produtos, bem como a ocupação ordenada do espaço físico, principalmente na alta temporada, em que há grande número de turistas na cidade e elevado consumo de alimentos”, afirmou.
O encontro também contou com as presenças do secretário Eduardo Marinho e do secretário adjunto Cel. Valdécio, ambos da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc). Ao final da capacitação, todos os permissionários receberam o certificado do curso de Boas Práticas.
Curso de Boas Práticas de Alimentos para permissionários da orla marítima. Fotos: Cortesia
*Secom Maceió