Domingo, 19 de janeiro de 2025
Domingo, 19 de janeiro de 2025
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou nessa terça-feira (19), uma farmácia no Village Campestre. A equipe do órgão identificou comercialização de medicamentos de uso controlado sem receita médica, além de constatar que o estabelecimento estava funcionando sem alvará sanitário.
O estabelecimento farmacêutico realizava serviços sem a presença de responsável técnico, algo que é obrigatório nesse tipo de comercialização, além da falta de documentação para liberação de funcionamento perante as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No local, havia evidências de distribuição de medicamentos sem receita médica e realização de procedimentos proibidos pela Vigilância Sanitária.
Segundo o chefe especial da Visa, Airton Santos, a farmácia tem o prazo de 90 dias para se adequar à legislação sanitária e solicitar a desinterdição. A empresa foi autuada e responderá a processo administrativo. A penalidade inclui multa no valor entre R$180 a R$38 mil, no caso de reincidência.
“Os representantes desses estabelecimentos devem se conscientizar sobre as normas sanitárias, a fim de colaborar com a saúde do consumidor. É um compromisso nosso assegurar a saúde da população, por isso existem normas sanitárias a serem seguidas. Se adequar aos padrões da Anvisa e da visa significa compromisso com a saúde pública”, destacou Airton Santos.
Denúncia
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Estabelecimento funcionava sem alvará sanitário. Foto: Cortesia
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió