Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Meio ambiente

AL se torna pioneiro na capacitação de operadores de Sistemas de Dessalinização

AL se torna pioneiro na capacitação de operadores de Sistemas de Dessalinização

(Imagem: Maria Villanova/ Ascom SEMARH)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), responsável pelo Programa Água Doce (PAD) em Alagoas, promoveu o primeiro Curso de Formação Inicial e Continuada de Operador de Sistema de Dessalinização. Durante três semanas intensivas, 27 operadores de 19 municípios alagoanos, onde a dessalinização desempenha um papel crucial, aprimoraram suas habilidades técnicas e se tornaram profissionais qualificados, os primeiros do Brasil a receberem certificação federal.

"Este curso é mais do que uma capacitação; é uma jornada de transformação para comunidades que dependem da água de qualidade. Ao aprimorar as habilidades dos operadores, não apenas garantimos a eficiência dos sistemas de dessalinização, mas também promovemos a sustentabilidade e a qualidade de vida para milhares de alagoanos", destacou o secretário Gino César.

O curso, encerrado nesta quinta (14), é uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Instituto Federal da Paraiba, Instituto Federal de Alagoas e Governo do Estado, através da Semarh. Na solenidade de encerramento, os presentes assistiram vídeos sobre a importância do tema, com uma mensagem de Emílio Gabbrielli, membro honorário da Associação Internacional de Dessalinização, diretamente da Itália. Além do Secretário Gino César, presidente da mesa de honra, o coordenador geral do curso, Renato Saraiva, a coordenadora do Programa Água Doce na Semarh, Mônica Tavares Rocha, a coordenadora do Programa Água Doce nacional, Solange Amarílis, a coordenadora pedagógica do curso e diretora do IFPB, Maria Claudia Brandão e o corpo docente participaram da entrega dos certificados aos participantes.

Representando os colegas, a operadora Quitéria Vieira dos Santos da Comunidade Quilombola Tupete, no Município de Canapi, agradeceu a todos pela oportunidade "eu me orgulho de participar e fico feliz em poder trabalhar para melhorar a vida do meu povo", contou, emocionada.

A conclusão bem-sucedida deste curso não apenas fortalece a capacidade técnica dos operadores, mas também reforça o compromisso do Programa Água Doce em Alagoas em fornecer soluções inovadoras para o acesso sustentável à água de qualidade nas comunidades mais necessitadas. O impacto positivo dessa capacitação certamente se refletirá na qualidade de vida das populações atendidas por esses sistemas de dessalinização em todo o Estado.

*Agência Alagoas