Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Meio ambiente

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável participa de ação de limpeza do mangue

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável participa de ação de limpeza do mangue

(Imagem: Kedyna Tavares/Ascom Alurb)

Os manguezais são a base de um ecossistema rico e produtivo. Por isso, são lar e local de alimentação de uma série de espécies, algumas em extinção. Tendo em vista a importância deles para o meio ambiente, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), participou, nesse domingo (28), de uma ação de limpeza na região, localizada no bairro de Garça Torta.

A atividade, denominada “Mangue Vive”, partiu da iniciativa do Grupo de Capoeira Centro Lua de São Jorge, Coletivo Exame, Guerreiros dos Oceanos, Bar da Marival, Bar da Ana, Balança dos pescadores e Limpeza de Praia Beija Flor. As equipes que estiveram no local executaram ações de limpeza de praia, coletando resíduos descartados irregularmente em vias e ruas dentro da vegetação do mangue que foram carregados pelas águas pluviais como consequência das fortes chuvas.

Foto: Kedyna Tavares/Ascom Alurb
Foto: Kedyna Tavares/Ascom Alurb

Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, se anima ao relatar a participação do órgão em ações como essa. "Nós sempre contamos com a população para a manutenção da cidade limpa. Esse trabalho tem que ser em conjunto, pois não adianta a Prefeitura fazer seu papel e a comunidade continuar com hábitos negativos, que atingem o meio ambiente", disse.

O coordenador do Centro de Capoeira Lua de São Jorge/Litoral Norte, Denivan Costa, explica a importância de preservar o mangue e da participação do poder públicos nessas iniciativas.

"Para o ação acontecer as parcerias são muito importantes. A Alurb deu um apoio necessário com os materiais de limpeza, auxílio dos garis no dia da ação, que facilitou a limpeza e conseguimos tirar mais de 30 Sacos de resíduos', disse.

Foto: Kedyna Tavares/Ascom Alurb
Foto: Kedyna Tavares/Ascom Alurb

E completou: "o Mangue Vive é um evento de conscientização ambiental e cultural onde nosso maior objetivo é a educação para a preservação do mangue da Garça Torta, que vem resistindo a crimes ambientais trazidos pelas especulações mobiliárias do litoral norte. É essencial que saibam que é uma área de proteção ambiental e que com nesse evento tomem consciência do descarte correto de lixo e respeito por essas áreas de mangue que é um berçário de várias espécies marinhas".

Além do mutirão de limpeza realizado no local, a ação também contou com um workshop sobre a dinâmica do mangue com as águas do mar e o plantio de mudas de vegetação típica do ecossistema do manguezal.

*Secom Maceió