Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Os manguezais são a base de um ecossistema rico e produtivo. Por isso, são lar e local de alimentação de uma série de espécies, algumas em extinção. Tendo em vista a importância deles para o meio ambiente, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), participou, nesse domingo (28), de uma ação de limpeza na região, localizada no bairro de Garça Torta.
A atividade, denominada “Mangue Vive”, partiu da iniciativa do Grupo de Capoeira Centro Lua de São Jorge, Coletivo Exame, Guerreiros dos Oceanos, Bar da Marival, Bar da Ana, Balança dos pescadores e Limpeza de Praia Beija Flor. As equipes que estiveram no local executaram ações de limpeza de praia, coletando resíduos descartados irregularmente em vias e ruas dentro da vegetação do mangue que foram carregados pelas águas pluviais como consequência das fortes chuvas.
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, se anima ao relatar a participação do órgão em ações como essa. "Nós sempre contamos com a população para a manutenção da cidade limpa. Esse trabalho tem que ser em conjunto, pois não adianta a Prefeitura fazer seu papel e a comunidade continuar com hábitos negativos, que atingem o meio ambiente", disse.
O coordenador do Centro de Capoeira Lua de São Jorge/Litoral Norte, Denivan Costa, explica a importância de preservar o mangue e da participação do poder públicos nessas iniciativas.
"Para o ação acontecer as parcerias são muito importantes. A Alurb deu um apoio necessário com os materiais de limpeza, auxílio dos garis no dia da ação, que facilitou a limpeza e conseguimos tirar mais de 30 Sacos de resíduos', disse.
E completou: "o Mangue Vive é um evento de conscientização ambiental e cultural onde nosso maior objetivo é a educação para a preservação do mangue da Garça Torta, que vem resistindo a crimes ambientais trazidos pelas especulações mobiliárias do litoral norte. É essencial que saibam que é uma área de proteção ambiental e que com nesse evento tomem consciência do descarte correto de lixo e respeito por essas áreas de mangue que é um berçário de várias espécies marinhas".
Além do mutirão de limpeza realizado no local, a ação também contou com um workshop sobre a dinâmica do mangue com as águas do mar e o plantio de mudas de vegetação típica do ecossistema do manguezal.
*Secom Maceió