Com o primeiro frio mais intenso de 2024, ao menos oito capitais devem registrar a menor temperatura do ano nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, os efeitos da frente fria devem começar a ser sentidos a partir desta quarta-feira (17) no Sul e vai se estender para o Sudeste e Centro-Oeste ao longo da semana.
Mesmo com a expectativa de frio moderado, a massa de ar mais gelado deve gerar recorde de baixas temperaturas para o ano nas seguintes capitais:
- Porto Alegre
- Florianópolis
- Curitiba
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Belo Horizonte
- Vitória
- Campo Grande
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Curitiba, por exemplo, os termômetros devem registrar mínimas de 10°C. Nos últimos dias, as mínimas vinham ficando na casa dos 17°C.
Em Porto Alegre, onde os termômetros chegaram a marcar 23°C de mínima na terça (16), a queda pode ser de mais de 10 graus. Já em São Paulo, as mínimas devem ficar em torno dos 15°C, cinco graus mais baixas do que nos dias anteriores.
Há previsão de geada na região Sul, principalmente nas áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná. O fenômeno deve acontecer na quinta (18) e sexta (19).
Como será o outono? Veja o que diz a meteorologia
Mapa mostra a queda nas temperaturas esperada para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias. — Foto: INMET
Nova frente fria
A frente fria responsável pela queda nas temperaturas nos próximos dias se formou na terça-feira (16) entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina. Segundo a Climatempo, o sistema está associado a um ciclone extratropical e já provocou muita chuva na região Sul.
Até a madrugada de quarta (17), a frente fria avança em direção ao Sudeste. De acordo com a meterologista Maria Clara Sassaki, no estado de São Paulo, a quarta será chuvosa, com risco de transtornos no litoral – consequência do grande acumulado de chuva em um curto período de tempo.
Sudeste deve ter chuva com a aproximação da frente fria. — Foto: INMET
Já no Rio de Janeiro, a chuva começa no período da noite de quarta (17). A previsão é de queda nas temperaturas e o frio deve durar até o fim da semana.
Apesar de contribuir para a manutenção das baixas temperaturas, o ciclone não deve avançar para o Brasil, ficando próximo à costa da Argentina. O ar frio não deve se dissipar e fica posicionado entre o Paraguai e a região Sul.
Ciclone extratropical: entenda como se forma e por que fenômeno se tornou mais comum no Brasil
Queda nas temperaturas
Apesar de atuar de forma mais intensa no Sul, os efeitos da massa de ar frio devem ser sentidos também no Sudeste e no Centro-Oeste, com o avanço gradual da frente fria pelo interior do país.
Confira abaixo quando começa e termina o frio em cada um dos estados das regiões:
Sul
Frio acentuado em todos os estados entre quarta (17) e sábado (20).
Sudeste
- São Paulo: queda da temperatura entre quinta (18) e sábado (20).
- Rio de Janeiro: queda da temperatura entre quinta (18) e sábado (20).
- Minas Gerais: queda da temperatura entre quinta (18) e sábado (20). Na região de Belo Horizonte, a queda deve ser menos expressiva e deve acontecer entre sexta e sábado.
- Espírito Santo: ligeira queda da temperatura entre sexta (19) e sábado (20).
Centro-Oeste
- Mato Grosso do Sul: massa de ar frio atua entre quarta (17) e sexta (19).
- Mato Grosso: queda suave da temperatura no sul e oeste do estado entre quarta (17) e sexta (19).
- Goiás: ligeira queda de temperatura entre quinta (18) e sábado (20), principalmente no sul do estado.
- Distrito Federal: queda suave na temperatura entre sexta (19) e sábado (20).
Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet:
*g1