Uma nova frente fria que avança pelo Brasil nesta terça-feira (25) deve provocar queda de mais de 10°C nas temperaturas máximas em capitais do Sul e do Sudeste. (veja abaixo como ficam as temperaturas nas capitais)
Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, o bloqueio atmosférico que atuava sobre o país desde o início do mês perdeu força, o que permite que frentes frias consigam avançar com mais facilidade.
Luengo lembra que, nesta época do ano, as frentes frias trazem mais frio do que chuva para o Sudeste e que toda frente fria é acompanhada por uma massa de ar frio, ora mais forte, ora nem tanto.
"É o caso de agora, esfria até que bem – em comparação com o que temos observado nas últimas semanas – e quase não chove", prevê o meteorologista.
Por ser a primeira frente fria que consegue avançar pelo bloqueio, o alívio não deve ser duradouro, e volta a esquentar na quarta-feira (26).
O tempo deve ficar em uma espécie de gangorra nesta semana: na quinta, volta a esfriar por causa de outra frente fria que passa distante do país e, novamente, as temperaturas sobem na sexta. No fim de semana, a expectativa é que o frio retorne.
"A frente fria prevista para o fim de semana é mais forte, e o ar frio dela deve ficar mais tempo por aqui. Os efeitos dela devem durar ao menos até quarta ou quinta da próxima semana", afirma Luengo.
Temperaturas acima da média e pouca chuva: veja as principais tendências para o inverno que começa nesta quinta
Queda nas temperaturas
Com o avanço da massa de ar frio, estados do Sul e do Sudeste são os que devem ter as maiores quedas nas temperaturas.
"Sul, Sudeste e parte do Mato Grosso do Sul vão observar uma queda significativa nas temperaturas. Mas, lá para o centro do Brasil, essa nova frente fria nem deve ser sentida", analisa Luengo.
São Paulo, por exemplo, deve ter queda de 10°C na temperatura máxima nesta terça, em comparação ao dia anterior.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima prevista para segunda era de 28°C. Já nesta terça, os termômetros não devem passar dos 18°C.
O mesmo acontece em Curitiba. A temperatura, que chegou a 27°C na segunda deve ficar na casa dos 16°C nesta terça. No Rio de Janeiro e em Florianópolis, a queda deve ser de 6°C.
O Inmet alerta para o declínio de temperatura que deve ser observado nos estados do Sul do país.
Nos próximos dias, a queda pode ser superior a 5°C no sul do Rio Grande do Sul. Entre a região central do estado e todo o estado de Santa Catarina, a diminuição deve ficar entre 3°C e 5°C.
Estados do Sul devem ter quedas significativas nas temperaturas nesta terça-feira (25). — Foto: Inmet
Diminuição das chuvas no Sul
Além da queda nas temperaturas, o avanço da frente fria também deve fazer com que o volume de chuvas no Sul diminua, se comparado aos últimos dias. Segundo Luego, há chance de geada no Sul do estado.
Na quarta, a chuva volta a ser forte e, na quinta, o frio ganha força no estado, com o avanço de uma nova frente fria pelo país.
*G1