Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Na última quarta-feira (27), os educadores ambientais da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), acompanhados dos jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, realizaram uma visita técnica no Zooparque Pedro Nardeli, conhecido pelo Programa de Reintrodução da espécie Pauxi mitu, conhecida como mutum-de-alagoas. A reserva fica na Usina Utinga, no município de Rio Largo.
O objetivo da atividade era conhecer a história de uma das aves mais raras do mundo, o mutum-de-alagoas (Pauxi mitu). A ave está extinta da natureza há mais de 30 anos, e o Instituto Para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) conseguiu, depois de anos de estudo e pesquisa, reintroduzir a espécie na natureza.
Foram reintroduzidos três casais na Mata do Cedro, na Usina Utinga, e um casal está no Zooparque para exposição.
Além do casal de Mutum, também estão no Zooparque mais de 50 papagaios Chauá (Amazonas Rhodocorytha) que foram salvos de tráfico e trazidos para o parque para serem tratados e soltos na natureza.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, explica que conhecer a história da fauna alagoana é de extrema importância para que os educadores tenham propriedade ao orientar outras pessoas.
"Nossos educadores já entendem tudo sobre sustentabilidade e passam de forma perfeita para a população. Mas, essa visita fez eles entenderem sobre as aves e suas histórias. Assim, levam um maior entendimento sobre a importância de preservar a fauna e a flora da nossa cidade, para que mais espécies possam ser salvas", afirmou.
A última semana do ano foi reservada pela Autarquia para a reciclagem dos servidores da educação ambiental e obtenção de conhecimento com visitas técnicas e palestras voltadas ao meio ambiente e sua preservação.
Foto: Ascom Alurb
*Redação com Secom Maceió