Terça-Feira, 16 de dezembro de 2025
Terça-Feira, 16 de dezembro de 2025
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), acumulados de chuva podem superar os 100 milímetros diários entre terça e quarta-feira (17).
O avanço de uma nova frente fria pelo Sudeste deve trazer chuva para a região a partir desta terça-feira (16). Segundo a Climatempo, São Paulo e Rio de Janeiro devem ser os estados mais afetados, com alerta para temporais.
"O sistema frontal deve provocar chuva expressiva, especialmente na faixa leste paulista, com destaque para o litoral", detalha Vitor Takao Suganuma, da Climatempo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuva podem superar os 100 milímetros diários entre terça e quarta-feira (17). Há grande risco de alagamentos e deslizamentos de encostas.
A chuva deve chegar primeiro em São Paulo, ganhar força durante o dia de terça-feira e persistir durante a madrugada de quarta. Ao longo do dia, a chuva perde força no estado e o avanço de uma massa de ar polar deve contribuir para uma leve queda nas
No Rio de Janeiro, a previsão é que o sistema avance entre terça e quarta, deixando o tempo instável em todo o estado.
"Há previsão de chuva expressiva, com potencial para alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente na Região Serrana", afirma a Climatempo.
Apesar de São Paulo e Rio de Janeiro serem os estados mais atingidos, o risco de temporais também se estende para áreas de Minas Gerais, especialmente para o sul e para a Zona da Mata Mineira. A chuva pode ser intensa, com fortes rajadas de vento e raios.
Além de causar temporais no Sudeste, a frente fria também deve deixar o tempo instável em boa parte do país.
O sistema vai canalizar a umidade da Amazônia, formando um corredor de instabilidade que se estende do Norte e leva chuva até parte do Centro-Oeste, especialmente para os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
De acordo com o Inmet, ao menos 17 estados e o Distrito Federal devem ter chuvas intensas ou tempestades nesta terça:
Segundo o órgão, nessas regiões os volumes de chuva devem ficar entre 50 e 100 milímetros, com possibilidade de ventos intensos.
O Nordeste é uma das únicas regiões brasileiras que devem ter tempo firme neste início de semana.
Algumas pancadas estão previstas para o oeste e sudoeste da Bahia, metade sul do Maranhão, parte do Piauí, sul do Ceará, oeste da Paraíba e extremo norte de Pernambuco.
O calor deve predominar, com expectativa de baixa umidade relativa do ar, inferior a 30% especialmente no interior dos estados.
⚠️ CUIDADOS NA HIDRATAÇÃO: Por causa dessa previsão, a orientação é redobrar os cuidados com a hidratação e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.
*G1