Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Meio ambiente

Frio pode bater recorde no fim de semana em SP, Rio e mais 3 capitais

Frio pode bater recorde no fim de semana em SP, Rio e mais 3 capitais

(Imagem: Inmet)

A nova onda de frio que avança pelo Brasil deve fazer com que as temperaturas despenquem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo a Climatempo, ao menos cinco capitais devem ter recorde de frio neste fim de semana.

As capitais que podem ter recorde de baixas temperaturas são:

  • Curitiba
  • Florianópolis
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Campo Grande
 

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca que nas capitais do Sul as menores marcas devem ser registradas já neste sábado (10). Já no Sudeste, o frio mais intenso deve acontecer no domingo (11).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem ter queda de até 5°C nos próximos dias no Sul, em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

Nesta sexta-feira (9), a massa de ar deve se deslocar para o interior do Centro-Oeste, todo o estado de São Paulo e Triângulo Mineiro.

No fim de semana, a expectativa é que o ar frio avance ainda mais pelo país, chegando até a região Norte. Há previsão de geada para o Sul e para alguns estados do Sudeste.

Nova frente deve avançar pelo país nos próximos dias. — Foto: Arte/g1

Nova frente deve avançar pelo país nos próximos dias. — Foto: Arte/g1

Recorde de frio

 

Além de gerar recordes nas mínimas, a onda de frio também deve baixar as temperaturas máximas que devem ser registradas nos próximos dias.

Veja como fica o tempo nas capitais com previsão de recorde de temperatura:

  • Rio de Janeiro
 

A capital fluminense pode registrar a menor mínima e menor máxima do ano. No sábado, a previsão é de máxima de 19ºC, o que seria a menor marca do ano. Já no domingo, a mínima pode ser de 12ºC, também a menor de 2024. A última vez que o Rio de Janeiro teve uma máxima menor ou igual a 19ºC foi em julho de 2017.

  • São Paulo
 

Em São Paulo, o frio intenso deve fazer com que o recorde de menor mínima seja quebrado. A previsão para domingo é de 7ºC. A menor mínima do ano até agora foi de 10,4ºC.

  • Curitiba
 

Em Curitiba, a expectativa é que a mínima fique na casa dos 2ºC no fim de semana. Caso se confirme, pode ser a menor marca do ano.

  • Florianópolis
 

Em Florianópolis, a previsão é de mínima de 6ºC para este sábado. A menor mínima do ano na capital até o momento é de 6,5ºC.

  • Campo Grande
 

Em Campo Grande, a menor mínima do ano foi 9ºC, registrada em julho. Para este sábado, a previsão é de mínima de 6ºC, o que estabeleceria um novo recorde.

Os meteorologistas também explicam que o deslocamento lento da onda de frio deve favorecer as mínimas noturnas. O comportamento não é comum, uma vez que, geralmente, as mínimas acontecem entre a madrugada e o início da manhã.

Chance de geada

 

Além da queda nas temperaturas, o ar frio também aumenta a chance de geada e de precipitações invernais em áreas do Sul e também do Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o Inmet, a tendência de geada deve acompanhar a evolução do ar frio e seco.

No domingo (11), a previsão é de geada generalizada em grande parte da região Sul. O fenômeno também pode acontecer no centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, em parte de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro.

Não está descartada a possibilidade de neve em pontos isolados das regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre sexta e sábado.

Precipitações de inverno — Foto: Arte/g1

Precipitações de inverno — Foto: Arte/g1

Friagem no Norte

 

Com força o suficiente para avançar de forma continental, a massa de ar frio deve chegar até o Norte do país, causando o fenômeno conhecido como friagem.

A friagem é um fenômeno bastante comum no inverno e provoca uma alteração brusca nas condições meteorológicas, levando à queda da temperatura. Ela traz sensações térmicas mais baixas do que o habitual para regiões que são normalmente quentes e úmidas.

Veja abaixo como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet:

 

*G1