Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Meio ambiente

Funcionários federais da área ambiental farão greve no Dia do Meio Ambiente

Funcionários federais da área ambiental farão greve no Dia do Meio Ambiente

(Imagem: Felipe Werneck/Ibama)

Os funcionários federais do setor ambiental farão uma paralisação geral na 4ª feira (5.jun.2024) para reivindicar a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente. A data coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A decisão foi encaminhada ao Governo Federal em carta assinada por Cleberson Zavaski, presidente da Ascema (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA). No texto, o representante da categoria diz haver um desinteresse do Executivo para atender à demanda dos servidores. Eis a íntegra do documento (PDF – 79 kB).

Embora as negociações com o Governo Federal tenham se iniciado em outubro passado, até o momento muito pouco se avançou para que um acordo favorável aos trabalhadores da área ambiental federal fosse firmado”, afirmou o presidente da associação na carta.

A categoria está mobilizada há 6 meses. Desde janeiro, os trabalhadores só têm realizado atividades internas e suspenderam trabalhos em campo, como fiscalizações e vistorias. Para o dia 5 está marcada uma greve geral com realização de atos em todos os Estados e no Distrito Federal.

A carta foi endereçada para:

  • a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva;
  • o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Antonio de Agostinho Mendonça;
  • o presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Oliveira Pires; e,
  • o diretor-geral do SFB (Serviço Florestal Brasileiro), Garo Joseph Batmanian.

O grupo pede por apoio na causa e pela inclusão das demandas dos trabalhadores em discursos e pronunciamentos oficiais das autoridades.

*Poder360