Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Meio ambiente

Representante da Alurb de Maceió conhece tecnologias ambientais em Brasília

Representante da Alurb de Maceió conhece tecnologias ambientais em Brasília

(Imagem: Cortesia)

Representando a Prefeitura de Maceió, a diretor-executiva da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Kedyna Tavares, esteve em Brasília (DF), desde o último dia 7 de maio, para conhecer novos projetos e tecnologias que podem ser efetivados em Maceió, a fim de aperfeiçoar a limpeza urbana da capital alagoana.

Kedyna participou de um seminário nacional voltado para a Reciclagem Valorizada, Sustentabilidade Equilibrada, promovido pelo Instituto Nacional de Reciclagem (INESFA).

O evento debateu os caminhos necessários para estimular a atividade e buscar soluções na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento do ciclo da reciclagem no Brasil.

"A nossa participação consolida a busca constante dos técnicos da Prefeitura de Maceió sobre a importância da reciclagem, valorização dos agentes e insumos reciclados para a mudança que queremos, além do consumo consciente da economia circular, incentivos tributários para o fortalecimento da cadeia e geração de emprego. Ainda destaco que não há sustentabilidade sem a reciclagem", disse a diretora.

A técnica também participou do 1° Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, destacando a gestão sustentável de resíduos e a construção de cidades inteligentes.

Kedyna foi à Usina de Tratamento Mecânico Biológico, localizada na cidade satélite de Ceilândia (DF). A unidade tem a maior operação de tratamento de matéria orgânica oriunda de resíduos sólidos urbanos da América Latina. Os processos de triagem mecanizada dos materiais recicláveis do local são feitos pelas Associações APCORC e CATAGUAR, com respectivamente 116 e 75 associados, sendo que parte da produção do composto é doada para a agricultura familiar.

"A intenção é conhecer na prática a usina de compostagem e apresentar para os maceioenses novas tecnologias no manejo adequado dos resíduos orgânicos, além de ter um importante papel tanto na geração de renda, quanto na saúde da população", contou.

Outro local visitado foi a Cooperativa dos Trabalhadores em Coco do Distrito Federal (Cooper Coco), que fabrica produtos sustentáveis. A sede fica localizada na Fazenda Sucupira, Riacho Fundo (DF). Da fruta, somente a água não é aproveitada, mas cerca de 80% do coco é constituído por fibra que, depois de processada, pode ser utilizada pela indústria automobilística no estofamento dos carros, como substrato agrícola, peças para artesanato e na recuperação de áreas degradadas.

"Fomentar novas cooperativas para processamento do resíduo do coco (orgânico) na cidade de Maceió, gerando mais empregos, novos produtos, protegendo o meio ambiente e diminuindo os descartes inadequados nas ruas é extremamente importante", disse.

O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) implantou um espaço de experiência e conexões, além de educar e sensibilizar ambientalmente os visitantes que frequentam o Shopping Venâncio de Brasília. O local, conhecido como Hub de Reciclagem, trabalha com o conceito de cidade Limpa e consciente. Por isso, põe em prática o modelo dos quatro R's: Repense, Reduza, Recicle, Reuse.

"É uma responsabilidade socioambiental que buscamos levar para Maceió. Assim, seguimos adotando medidas sustentáveis e conscientes promovendo uma mudança positiva no meio ambiente e na comunidade", revelou.

A diretora ainda reforçou que "pequenas ações individuais podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente e que projetos futuros serão implantados com a equipe de Educação Ambiental da Alurb para promover mais conscientização ambiental", pontuou.

Kedna conheceu também a Unidade de Recebimento de Entulho (URE). O local recebe apenas resíduos da construção civil (RCC) e vegetal (poda de árvores). Apenas caçambas mecanizadas e manuais trafegam no local. Com a construção da URE, o segundo maior depósito de lixo a céu aberto do mundo foi fechado pelo Serviço de Limpeza Urbana em 2018.

A diretora conheceu ainda o Aterro Sanitário de Brasília, observando a operação do equipamento, que recebe apenas os resíduos urbanos provenientes do serviço de coleta convencional (doméstico e rejeitos).

Em visita ao Ministério do Meio Ambiente, a técnica conheceu o Projeto TerraMar (ICMBio, GIZ/IKI), que faz a gestão integrada e a conservação da biodiversidade costeira e marinha.

*Secom Maceió