Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Meio ambiente

Semudh realiza Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua

Semudh realiza Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua

(Imagem: Assessoria )

Garantir direitos e promover políticas públicas é essencial para a dignidade humana. Por esse motivo, a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) realizará, entre os dias 19 a 24 de agosto, a Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua em Alagoas.

Organizada pela Superintendência de Políticas para os Direitos Humanos, a ação tem como objetivo promover a inclusão social e o acesso a serviços essenciais para a população em situação de rua e em situação de vulnerabilidade social.

As ações visam fortalecer a política pública e a participação social, a exemplo do Mutirão de Atendimento do dia 24, que acontece no Dia de Ação e Alusão à Luta, e irá garantir o acesso a serviços básicos de saúde, justiça, cidadania e assistência social.

Durante a semana de ações, também será garantido o acesso à cultura, proteção e cuidado de animais e cuidado pessoal.

“Esse é um momento em que a gente consegue resgatar a dignidade de cada um que vive em situação vulnerável. Garantir o acesso a esses serviços é o primeiro passo para reduzir as desigualdades em que essas pessoas estão inseridas”, disse a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.

Para o superintendente de Políticas para os Direitos Humanos, Mirabel Alves, a Semana de Luta é uma conquista da população. “É um momento de inclusão, onde terão acesso a diversos serviços oferecidos pelo Estado, além do direito de participar de momentos de lazer, que é um direito básico de toda pessoa”, afirmou.

A abertura da semana, no dia 19 de agosto, será na data reconhecida como o Dia Nacional de Luta pela População em Situação de Rua. Serão sete dias de atividades que envolvem acesso a lazer e entretenimento, seminários, audiência, entre outros.

Confira o calendário de atividades:

19 de agosto - Sessão de Cinema para População em Situação de Rua, no Cine Arte Pajuçara às 19h;

20 de agosto - Marcha pela paz e respeito pela a vida da população em situação de rua, com concentração na Praça Centenário às 8h30;

21 e 22 de agosto - Seminário: Redução das desigualdades sociais para População em Situação de Rua, no Auditório da Selaj, Estádio Rei Pelé;

23 de agosto - Audiência Pública para apresentação do Plano Estadual de Políticas para a População em Situação de Rua, às 13h, na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas;

23 de agosto - Projeto Vozes: narrativas sociais e diálogos com o sistema de Justiça, às 14h, no Estádio Rei Pelé;

24 de agosto - Dia de Ação em alusão à Luta, a partir das 9h, na Praça Deodoro;

30 de agosto - Dia de Lazer com a PopRua no CEEL, no Parque da Lagoa.

A Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua em Alagoas faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado, através da Lei Nº 8.855, e convoca os poderes Estadual e Municipal a promoverem ações em defesa e promoção dos direitos das pessoas em situação de rua.

*Ascom Semudh