Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Garantir direitos e promover políticas públicas é essencial para a dignidade humana. Por esse motivo, a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) realizará, entre os dias 19 a 24 de agosto, a Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua em Alagoas.
Organizada pela Superintendência de Políticas para os Direitos Humanos, a ação tem como objetivo promover a inclusão social e o acesso a serviços essenciais para a população em situação de rua e em situação de vulnerabilidade social.
As ações visam fortalecer a política pública e a participação social, a exemplo do Mutirão de Atendimento do dia 24, que acontece no Dia de Ação e Alusão à Luta, e irá garantir o acesso a serviços básicos de saúde, justiça, cidadania e assistência social.
Durante a semana de ações, também será garantido o acesso à cultura, proteção e cuidado de animais e cuidado pessoal.
“Esse é um momento em que a gente consegue resgatar a dignidade de cada um que vive em situação vulnerável. Garantir o acesso a esses serviços é o primeiro passo para reduzir as desigualdades em que essas pessoas estão inseridas”, disse a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.
Para o superintendente de Políticas para os Direitos Humanos, Mirabel Alves, a Semana de Luta é uma conquista da população. “É um momento de inclusão, onde terão acesso a diversos serviços oferecidos pelo Estado, além do direito de participar de momentos de lazer, que é um direito básico de toda pessoa”, afirmou.
A abertura da semana, no dia 19 de agosto, será na data reconhecida como o Dia Nacional de Luta pela População em Situação de Rua. Serão sete dias de atividades que envolvem acesso a lazer e entretenimento, seminários, audiência, entre outros.
Confira o calendário de atividades:
19 de agosto - Sessão de Cinema para População em Situação de Rua, no Cine Arte Pajuçara às 19h;
20 de agosto - Marcha pela paz e respeito pela a vida da população em situação de rua, com concentração na Praça Centenário às 8h30;
21 e 22 de agosto - Seminário: Redução das desigualdades sociais para População em Situação de Rua, no Auditório da Selaj, Estádio Rei Pelé;
23 de agosto - Audiência Pública para apresentação do Plano Estadual de Políticas para a População em Situação de Rua, às 13h, na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas;
23 de agosto - Projeto Vozes: narrativas sociais e diálogos com o sistema de Justiça, às 14h, no Estádio Rei Pelé;
24 de agosto - Dia de Ação em alusão à Luta, a partir das 9h, na Praça Deodoro;
30 de agosto - Dia de Lazer com a PopRua no CEEL, no Parque da Lagoa.
A Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua em Alagoas faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado, através da Lei Nº 8.855, e convoca os poderes Estadual e Municipal a promoverem ações em defesa e promoção dos direitos das pessoas em situação de rua.
*Ascom Semudh