Quinta-Feira, 26 de dezembro de 2024
Quinta-Feira, 26 de dezembro de 2024
Apenas a investigação oficial trará os motivos da queda do avião da Azerbaijan Airlines ocorrida hoje no Cazaquistão. No entanto, imagens dos destroços do Embraer ERJ-190, de matrícula 4K-AZ65, revelam indícios do que pode ter contribuído para a tragédia.
Vídeos publicados em redes sociais mostram fragmentos de possíveis disparos efetuados contra a fuselagem da aeronave.
A possibilidade de que os pilotos tenham perdido sistemas vitais para estabilizar o avião por fatores externos é analisada. Conforme a plataforma de monitoramento FlightRadar24, o voo sofreu uma interferência no GPS, uma pane conhecida como ‘jamming’, confundindo a localização geográfica exata da aeronave. Mas apenas esta falha seria incapaz de causar o acidente.
Também segundo a plataforma, durante os 74 minutos finais do voo J28243, o Embraer sofreu uma incomum oscilação de velocidade após a perda de controle. As imagens dos destroços mostram várias possíveis marcas de disparos na parte traseira do avião, especialmente no estabilizador horizontal.
O voo J2-8243 que partiu de Baku, capital do Azerbaijão, tinha a cidade de Grózni, na Rússia, como destino. O pouso forçado foi nas proximidades de Aktau, no Cazaquistão.
*R7