Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Mundo

Dente de Melgaodon é encontrado em profundezas inexploradas de 3 mil metros pela primeira vez

Dente de Melgaodon é encontrado em profundezas inexploradas de 3 mil metros pela primeira vez

(Imagem: Reprodução)

Um submarino operado remotamente estava coletando amostras em uma montanha no fundo do mar até então inexplorada quando encontrou um raro dente de Megalodon. O fragmento dourado, com 6,8 centímetros de comprimento, foi descoberto a mais de 3.090 metros abaixo da superfície, perto do Atol Johnston, no Monumento Nacional Marinho das Ilhas Remotas do Pacífico.

Os pesquisadores descreveram a descoberta em um novo estudo publicado na revista Historical Biology. A expedição foi liderada pela Ocean Exploration Trust em 2022, responsável por encontrar o dente e recentemente divulgar um vídeo detalhando os eventos.

O Megalodon (Otodus megalodon) foi o maior tubarão que já existiu em nosso planeta, crescendo entre 15 a 20 metros de comprimento. Esses enormes predadores estiveram no topo da cadeira alimentar oceânica há cerca de 20 milhões de anos até a sua extinção — há aproximadamente 3,6 milhões de anos.

Os dentes de Megalodon são fósseis relativamente comuns, uma vez que cada uma dessas criaturas tinha aproximadamente 276 dentes e vivia nos oceanos de todo o mundo. No entanto, a maioria destes fósseis é descoberta em terra perto da costa ou de rios, e não no fundo do mar. Porém, esse não foi o caso de pesquisadores que estavam a bordo do navio de exploração Nautilus, do Ocean Exploration Trust.

Os investigadores estavam coletando amostras ao redor do Atol Johnston em junho de 2022 para estudar sua geologia e biologia em alto mar. Então, eles implantaram um veículo operado remotamente (ROV) chamado Hércules para filmar e coletas as amostras, que foram então enviadas à Universidade de Rhode Island para processamento.

*Fatos Desconhecidos