O prêmio Nobel de Literatura deste ano foi concedido à escritora sul-coreana Han Kang “pela sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”, segundo o comitê do prêmio. Ela receberá, além de um prêmio em dinheiro, uma medalha e diploma, em uma cerimônia com a presença do rei sueco, Carlos XVI Gustavo. Desde 1901, já foram concedidos 116 prêmios de Literatura. A temporada de premiações continua nesta sexta-feira (11), com a entrega do Nobel da Paz.
Na história, 17 mulheres já foram laureadas com a premiação. Nascida em novembro de 1970, em Gwangju (Coreia do Sul), a obra de Kang confronta tramas históricos e um conjunto de regras invisíveis e, em cada uma das suas obras, expõe a fragilidade da vida humana. “Ela tem uma consciência única das conexões entre corpo e alma, os vivos e os mortos, e em seu estilo poético e experimental tornou-se uma inovadora na prosa contemporânea” afirmou o comitê.
A obra “A vegetariana”, lançada em 2007, é uma dos seus maiores sucessos. Dividido em três partes, a história conta sobre as consequências enfrentadas por uma protagonista que decide não se alimentar de carne. A partir desde momento, a obra relata a relação da personagem com o marido e a família com essa decisão.
Nobel
O prêmio foi criado pelo químico e inventor da dinamite, o sueco Alferd Nobel. O cientista deixou a maioria da fortuna para subsidiar a criação de prêmios nas áreas de literatura, física, química, paz e medicina. Hoje, a honraria também é entregue para estudiosos de economia. Cada ganhador recebe, além da premiação em dinheiro, uma medalha de ouro e um diploma.