Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Um caso curioso foi registrado no estado da Pensilvânia, nos EUA: no último domingo (15/10), moradores do condado de Lehigh relataram o avistamento de um leão da montanha, ou onça-parda (Puma concolor), o que seria algo inédito em mais de 150 anos, mas era apenas um grande gato doméstico vagando pela área.
Segundo o jornal local Lehigh Valley News, policiais foram inicialmente chamados para o condomínio Village Round, em Lower Macungie Township, pouco antes do meio-dia de domingo. As testemunhas disseram ter visto o “perigoso felino” à solta.
Mas a confusão de identidade foi resolvida pelo biólogo Thomas Keller, da Comissão de Caça da Pensilvânia. Ele visitou Lower Macungie Township na última segunda (16/10) para investigar o suposto avistamento do leão da montanha, que incluía fotos tiradas por moradores.
Ao jornal local, Keller disse que um morador tirou as fotos da janela de seu apartamento no segundo andar, a cerca de 90 m de distância do animal. O especialista usou fitas métricas e modelos de papelão para recriar as fotos.
“Com base nas fotos tiradas usando o recorte em comparação com a foto original, parece que o animal em questão era um grande gato doméstico”, revela o biólogo, citado pelo Lehigh Valley News.
Thomas Keller usou recortes de papelão simulando o tamanho de gatos domésticos, onças-pardas e linces (que às vezes são encontrados na região).
O biólogo disse que o morador fez a coisa certa ao relatar o avistamento: “Geralmente saímos e tentamos conversar com quem relatou o fato e ter uma perspectiva de onde a foto foi tirada. Olhamos a imagem original e medimos o que pudemos.”
Segundo ele, parecia um leão da montanha, mas usando a escala certa, ficou claro que se tratava de um gato doméstico de tamanho mais avantajado. De acordo com o Lehigh Valley News, a última onça-parda confirmada na Pensilvânia foi morta no condado de Berks na década de 1870.
*Trendsbr