Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 06 de maio de 2025

Mundo

Trump adota versão descartada pela OMS e diz que Covid surgiu em laboratório na China

Trump adota versão descartada pela OMS e diz que Covid surgiu em laboratório na China

(Imagem: Reprodução CNN)

O governo dos Estados Unidos atualizou nesta sexta-feira (18) o site da Casa Branca sobre as origens da Covid-19 e mudou a versão oficial dos EUA sobre a doença.

➡️ Em uma nova versão do site, o governo de Donald Trump acusa a gestão anterior, do ex-presidente Joe Biden, de favorecer a narrativa "preferida" dos democratas: a de que o vírus surgiu de forma natural. E, com isso, "ocultar" a teoria de que houve vazamento de um laboratório de Wuhan.

A Casa Branca afirma ainda, no novo site, que "um incidente laboratorial é provavelmente a origem da Covid-19", uma versão que foi oficialmente descartada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021.
 

Até a mudança desta sexta, os EUA sustentavam a hipótese levantada pelos principais estudos sobre a origem do vírus até agora:

De que a Covid-19 surgiu da passagem de um vírus de um animal para humanos, e que o surto inicial se concentrou no mercado de municipal de Wuhan, na China.
 

O novo site da Casa Branca é entitulado de "Lab Leak (o vazamento do laboratório) — a verdade sobre as origens da Covid-19" e tem uma imagem de Donald Trump no topo.

No novo site, a Casa Branca traça um mapa mostrando a distância entre o laboratório e o mercado municipal, de cerca de 7 quilômetros. E também acusa o infectologista Antony Fauci, que foi assessor médico de Biden e se tornou um dos principais nomes na luta contra a Covid-19 nos EUA, de se basear em um só estudo para "ocultar" outras versões.

"A publicação 'A Origem Proximal do SARS-CoV-2' — que foi usada repetidamente por autoridades de saúde pública e pela mídia para desacreditar a teoria do vazamento de laboratório — foi motivada pelo dr. (Antony) Fauci a promover a narrativa preferida de que a Covid-19 se originou naturalmente", diz a Casa Branca no site.

Economia da China cresce mais que o esperado, apesar de tarifas do Trump

Críticas à China

 

Na versão adotada por Washington, a gestão Trump também critica o governo chinês, no momento em que vem travando uma batalha por causa da aplicação de tarifas retaliatórias iniciada com o tarifaço do presidente norte-americano.

"Os mecanismos governamentais atuais (da China) para supervisionar essa perigosa pesquisa de ganho de função são incompletos, extremamente complexos e carecem de aplicabilidade global", afirma a Casa Branca.

*G1

Close