Terça-Feira, 01 de abril de 2025
Terça-Feira, 01 de abril de 2025
O presidente Donald Trump declarou que está “irritado” com o presidente russo Vladimir Putin, dizendo à NBC News em uma entrevista por telefone no sábado (29) que ele poderia impor tarifas adicionais sobre o petróleo russo, se o líder do Kremlin não cooperasse nas negociações em andamento para acabar com sua guerra na Ucrânia.
“Fiquei muito irritado quando Putin começou a mexer na credibilidade de Zelensky, porque isso não está indo para o lugar certo, entende?” Trump expressou na entrevista com a apresentadora do “Meet the Press” Kristen Welker, que relatou mais sobre a discussão neste domingo (30).
O presidente americano se referiu ao líder russo discutir a necessidade, em sua opinião, de uma nova liderança na Ucrânia.
“Mas uma nova liderança significa que você não terá um acordo por um longo tempo, certo?”, disse Trump.
O presidente dos EUA alertou que a falha em chegar em uma resolução poderia resultar em tarifas secundárias.
“Se a Rússia e eu não conseguirmos fazer um acordo para parar o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que foi culpa da Rússia — podendo não ser — mas se eu achar que foi culpa da Rússia, vou colocar tarifas secundárias sobre o petróleo, sobre todo o petróleo que sai da Rússia”, continuou ele.
Questionado se falaria com Putin esta semana, Trump disse: “Sim”. Ele também falou à apresentadora que o líder do Kremlin está ciente de que ele está bravo.
O tom crítico de Trump contrasta fortemente com as próprias palavras sobre o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e seus próprios apelos por eleições para o país devastado pela guerra.
*CNN