Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 01 de novembro de 2024

Polícia

BPA realiza operações para coibir crimes ambientais na Região Metropolitana

BPA realiza operações para coibir crimes ambientais na Região Metropolitana

(Imagem: Assessoria)

A missão de servir e proteger desenvolvida pela Polícia Militar de Alagoas inclui o cuidado com o meio ambiente. Por meio do trabalho desenvolvido pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), entre esta sexta-feira (17) e o sábado (18), alguns flagrantes de crimes ambientais foram registrados em bairros distintos de Maceió e Marechal Deodoro.

Durante a manhã de sexta-feira, com base em uma denúncia anônima, a guarnição Ambiental 02 foi ao bairro de Riacho Doce, em Maceió. Estaria havendo uma possível queima e supressão de vegetação nativa na região. No ponto informado, os militares encontraram uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados de área desmatada, mas não havia ninguém no local.

A equipe permaneceu no bairro realizando fiscalização e se deparou com outra situação que configura crime ambiental. Desta vez, flagraram aves silvestres mantidas em cativeiro. O proprietário não estava no local, mas os três pássaros da espécie sibite foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Já durante a tarde, a mesma equipe uniu-se à guarnição Ambiental 01 para averiguar uma nova denúncia: possível supressão de espécimes centenárias de árvores. A vítima relatou que dois homens teriam entrado em sua propriedade, situada no município de Pilar, e suprimiram, de forma criminosa, jaqueiras que teriam mais de 100 anos. As guarnições conseguiram localizar o veículo juntamente com o material, objeto do crime, na Massagueira, em Marechal Deodoro. Diante da constatação, os envolvidos foram encaminhados à Central de Flagrantes para devido registro da ocorrência diante do que prevê o artigo 49 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais): “destruir ou danificar vegetação (ornamental) em propriedades alheias”.

Denúncias

O cidadão também pode contribuir com a preservação e com o combate aos crimes ambientais. Ao constatar alguma irregularidade, animais em perigo ou precisando de resgate, é possível informar ligando para número 190 ou para o próprio BPA no número (82) 9 8833-5879 ou (82) 8752-2195.

*Redação com Assessoria