Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 12 de julho de 2024

Polícia

Simulado de intervenção em ataque a escolas encerra instruções da PM

Simulado de intervenção em ataque a escolas encerra instruções da PM

(Imagem: Ascom PMAL)

O Batalhão Escolar da Polícia Militar de Alagoas (BPEsc/PM-AL) realizou, na manhã desta quinta-feira (20), um simulado de ataque a escolas em uma das unidades de ensino do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió. A ação foi a última atividade do 2º Estágio de Nivelamento de Policiamento Escolar, que capacitou 52 policiais militares para atuação em ocorrências envolvendo possíveis ataques de agressores.

As instruções teóricas tiveram início na última segunda-feira (17) e, ao longo da semana, abordaram temas como Estatuto da Criança e do Adolescente, Gerenciamento de Crises e Mediação de Conflitos, Policiamento Comunitário Escolar, Técnicas Individuais de Combate e Conduta de Patrulha e Psicologia e Comportamento Adolescente.

De acordo com o comandante do BPEsc, tenente-coronel Fernando Soares, o estágio especializa os policiais militares da unidade diante de uma potencial situação de risco. “O treinamento é a melhor forma de manter o nosso efetivo pronto, ciente do protocolo a ser adotado diante de alguma necessidade. Esta primeira intervenção diante da atuação de um agressor é extremamente importante para o desenrolar da ocorrência”, salientou.

Durante a capacitação, os policiais militares conheceram o procedimento operacional padrão a ser adotado nas diversas atividades de policiamento escolar, bem como reforçaram os protocolos quanto a possíveis ilícitos observados dentro das unidades de ensino. A atuação policial, junto aos estudantes, a partir das diretrizes de proteção constitucional à criança e ao adolescente também estiveram entre os temas levantados.

A solenidade de encerramento do 2º Estágio de Nivelamento de Policiamento Escolar está prevista para ocorrer nessa sexta-feira, 21, a partir das 8h, no Centro Universitário Uninassau, no Farol.

*Agência Alagoas