Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Representantes da chefia do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Programa Ronda no Bairro se reuniram, nesta sexta-feira (11), para buscar melhorias no atendimento do 190. O número da Polícia Militar só deve ser acionado em casos de urgência e emergência na área de segurança pública.
O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública, no Centro de Maceió, teve como foco a busca por mecanismos de combate ao crescente índice de trotes e ligações informais, que sobrecarregam as linhas telefônicas do 190, ocupando agentes que poderiam estar mobilizados em emergências policiais.
Desde 2021, o serviço de atendimento à população é operado por integrantes do Ronda no Bairro, que é administrado pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev). A equipe é responsável por repassar as ocorrências para o Centro de Operações da PM (Copom), que também fica localizado na sede da SSP e distribui as guarnições para as demandas.
Para o chefe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), capitão Luís Fernando Alencar, a reunião foi importante para alinhar melhorias e buscar mecanismos para coibir a prática de trotes ao serviço. “A partir do que discutimos hoje, vamos fazer um estudo dentro da secretaria para propor uma atualização dos decretos já existentes a respeito de trotes e ligações indevidas aos números de emergência buscando, assim, a modernização das ações que punam os autores desse tipo de ligação”, explicou.
O coordenador do Teleatendimento do Ronda no Bairro, tenente Costa Neto, lembrou ainda que esse tipo de ligação atrapalha a agilidade das ações, prejudicando a população. “Queremos adequar a lei estadual para diminuir o índice de ligações indevidas, para que possamos prestar um serviço ainda mais ágil aos cidadãos alagoanos”, lembrou.
A reunião também contou com a presença do superintendente do programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva; do chefe de Articulações Operacionais do Ciosp, cabo Nathan Porto, e da assistente administrativa da coordenação do Teleatendimento, Célia Carvalho.
*Agência Alagoas