Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 21 de maio de 2025

Política

Aliados no PDT recomendaram que Lupi deixe o cargo; no Planalto, saída é dada como certa

Aliados no PDT recomendaram que Lupi deixe o cargo; no Planalto, saída é dada como certa

(Imagem: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O desejo para que o ministro da Previdência, Carlos Lupi, deixe o cargo não vem apenas de parte de integrantes do governo Lula (PT). Até mesmo no PDT, partido do ministro, há um consenso de que o melhor é que ele saia.

E, no Palácio do Planalto, alguns integrantes dão como certa a saída de Lupi, e aguardam, para breve, um encontro definitivo entre o presidente da República e o ministro.

 

Esta semana, Lupi ouviu de importantes quadros do partido que o melhor é deixar o governo e voltar a assumir a presidência do partido, do qual é presidente licenciado, para se concentrar em garantir a manutenção do PDT como pilar da base do governo.

Enquanto uma ala do partido quer permanecer na base de sustentação do governo, há setores que veem na crise a oportunidade de romper de vez com o governo. Essa ala é capitaneada por Ciro Gomes que, em 2022, disputou a presidência contra Lula, recusou-se a apoiá-lo no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL) e foi autor de alguns dos ataques mais duros contra o petista.

*G1/Blog do Octavio Guedes

Close