Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 22 de setembro de 2025

Política

Após quadro de labirintite, presidente Lula mantém viagens ao Nordeste nesta quarta (28)

Após quadro de labirintite, presidente Lula mantém viagens ao Nordeste nesta quarta (28)

(Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter as viagens desta quarta-feira (28) à região Nordeste, mesmo após o quadro de labirintite enfrentado na segunda (26). De manhã, o petista assina, em Salgueiro (PE), a ordem de serviço para a duplicação de uma estação de bombeamento de água, no Ramal do Salgado. Em seguida, Lula entrega o primeiro trecho do Ramal do Apodi, perto de Cachoeira dos Índios, no sertão paraibano.

 

As duas visitas integram o projeto Caminho das Águas, caravana do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Desde o último domingo (25), a iniciativa percorre o sertão nordestino, por meio da trilha da Transposição do Rio São Francisco, e passa também por Rio Grande do Norte e Ceará.

O empreendimento em Pernambuco tem investimentos de R$ 491,3 milhões e vai duplicar a capacidade de bombeamento de água ao longo de todo o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Estão incluídas três estações de bombeamento.

Segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, a obra vai ampliar a capacidade, de 24,75 metros cúbicos por segundo para 49 metros cúbicos por segundo. A iniciativa deve beneficiar cerca de 8,1 milhões de pessoas em 237 municípios, de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Agenda no sertão da Paraíba

O primeiro trecho do Ramal do Apodi tem 115,5 km de extensão e liga a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN). A vazão projetada da obra, iniciada em 2021, é de 40 metros cúbicos por segundo.

A estrutura está 74,93% concluída, segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com previsão de entrega em outubro do próximo ano.

O investimento total é de cerca de R$ 1,45 bilhão. O ramal completo deve beneficiar aproximadamente 750 mil cidadãos, em 54 cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Saúde do presidente

presidente sentiu-se mal na tarde de segunda, com sintomas de labirintite. Ele participou de algumas reuniões pela manhã, mas teve de deixar o Palácio do Planalto no início da tarde. Lula seguiu para um hospital particular em Brasília e depois para o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência.

Segundo a equipe médica do petista, o quadro é de vertigem, e Lula passou por exames de imagem e de sangue. “Todos dentro da normalidade”, destacou o boletim médico.

Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), o mal-estar começou depois do almoço. Entre 14h20 e 15h, Lula foi levado ao hospital. As agendas da tarde, entre elas um encontro com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), não ocorreram.

O presidente passou cerca de duas horas no hospital e chegou ao Alvorada por volta das 17h.

Nessa terça (27), Lula cancelou a participação em dois eventos e seguiu em recuperação na residência oficial, de onde despachou e recebeu ministros.

*R7

Close