Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal vão sediar, entre os dias 6 e 8 de novembro, a 10ª Cúpula do P20, grupo que reúne os parlamentos dos países com as maiores economias do mundo. O tema do encontro é “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. Um dos anfitriões da Cúpula, o presidente da Câmara dos Deputados e presidente do P20 Arthur Lira (PP), receberá os presidentes das Casas Legislativas em Brasília e destacou a importância da realização na reunião no Brasil.
“Vivemos um contexto global de muitas questões a serem discutidas e superadas, e o diálogo sempre é a melhor ferramenta para o equilíbrio, a justiça, o desenvolvimento e a paz. Os parlamentos do mundo, por meio seus líderes, farão de Brasília o palco de uma discussão profícua sobre temas de interesse mundial sob a ótica dos Legislativos. A realização do P20 no Brasil é uma prova de que nossa nação é respeitada e é uma das protagonistas no contexto da política internacional. É motivo de honra ver a Câmara, e também o Senado, articulando estes debates”, destacou Lira.
Em julho deste ano, umas das reuniões do P20 foi realizada em Maceió. Na ocasião, a capital de Alagoas recebeu o maior encontro de mulheres parlamentares do mundo com a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. Quatro organismos internacionais - União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul - e 26 países enviaram delegações para a Reunião. O encontro ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, fazendo da capital de Alagoas uma das cidades-sede do G20.
Agora, na 10ª Cúpula com chefes de Poderes Legislativos nacionais, o evento terá como tema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. A reunião reunirá presidentes e representantes de Parlamentos de dezessete integrantes do G20, de nove países convidados e de quatro organismos internacionais - ONU, União Interparlamentar, Parlaméricas, Parlamento Mercosul. Como presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira será um dos responsáveis pela abertura e pela realização dos trabalhos na capital federal.
Incluindo o Brasil, serão 24 países e 37 delegações. Alguns países bicamerais participarão duas delegações. Dos integrantes do G20, estarão presentes: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Canadá, China, França, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana.
No primeiro dia do evento, será realizado o Fórum Parlamentar “Rumo à implementação das recomendações da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20”. Na quinta, acontece a abertura solene da 10ª Cúpula do P20 e duas sessões de trabalho sobre o papel dos Parlamentos no combate à fome e à desigualdade e na promoção do desenvolvimento sustentável. Na sexta, estará em pauta a governança global e logo após o encerramento, quando poderá ser adotada, caso haja consenso, uma declaração conjunta com recomendações à Cúpula de Líderes do G20, marcada para 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
O encontro do P20 é realizado alguns dias antes da cúpula do G20. O P20 é importante para aproximar congressistas do mundo inteiro das decisões que ocorrem no G20, já que muitas vezes essas decisões resultam em tratados ou acordos internacionais que precisam ser confirmados pelo legislativo de cada país. Em Brasília, os parlamentares discutirão soluções para o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. O desenvolvimento sustentável e um sistema de tomadas de decisões globais adaptadas ao século 21 também estão na pauta.
As transmissões nas línguas oficiais do evento e na língua de origem dos oradores serão feitas a partir, entre outros, dos seguintes hotsites do Congresso Nacional (https://www.congressonacional.leg.br/web/p20), da Câmara dos Deputados (https://infograficos.camara.leg.br/p20/) e do Senado Federal (https://www12.senado.leg.br/noticias/destaques/cupula-do-p20/pagina/1). Já a programação completa do evento pode ser conferida no site https://www.congressonacional.leg.br/web/p20/principal.
*Assessoria