Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Política

Arthur Lira se consagra como grande vitorioso com aprovação da reforma tributária

Arthur Lira se consagra como grande vitorioso com aprovação da reforma tributária

(Imagem: Cláudio Reis/Estadão)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), celebrou nesta sexta-feira (7) a aprovação da reforma tributária, que vinha sendo discutida há quase 40 anos no Brasil. Lira garantiu que o texto assegura a retomada do desenvolvimento e a criação de milhões de empregos. Grande vitorioso na articulação e liderança no Congresso Nacional rumo à aprovação da matéria, Lira consagrou-se como responsável por viabilizar mudanças na legislação tributária extremamente benéficas para o país.

“Esta é principal pauta econômica do Brasil, esperada há décadas pela sociedade. Não é a pauta de um governo só, e sim a pauta de uma nação inteira. Com um sistema mais justo e equilibrado de cobrança e arrecadação de impostos, sem aumentar em nenhum centavo a carga tributária do país, esta reforma vai ajudar estados e municípios, aumentar empregos, fazer justiça fiscal para com cidadãos e empresários e dar as condições para o país se desenvolver com sustentabilidade financeira e inclusão social”, disse Lira.

Com a atuação decisiva de Lira, após mais de dez horas de sessão, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto-base da reforma tributária por 382 votos a 118, com três abstenções. A proposta de emenda à Constituição (PEC) reformula a tributação sobre o consumo. Atuante e com trabalho essencial na condução dos debates e votações, Lira assegurou a aprovação em segundo turno já na madrugada, aproximadamente a 1h40 da manhã. Apesar do avançado da hora, o quórum estava firme: foram 375 votos a favor e 113 contrários à PEC.

Em diversos durante o dia, a noite e madrugada, Lira chegou a deixar momentaneamente a presidência da sessão para, da tribuna, defender a aprovação da proposta. "A Câmara dos Deputados precisa e vai cumprir o seu papel histórico! Sairemos daqui com a cabeça erguida! Estou seguro - e transmito isso a vocês - que vamos ter o reconhecimento da nação", afirmou o presidente da Câmara dos Deputados ainda durante as discussões entre os parlamentares da Casa.

*Assessoria