Sábado, 20 de dezembro de 2025
Sábado, 20 de dezembro de 2025
Proposta do vereador Luciano Marinho foi aprovada pelo Poder Legislativo, e a honraria foi entregue nesta sexta, 19
A Câmara Municipal de Maceió concedeu, na sexta-feira (19), o Título de Cidadã Benemérita de Maceió à professora Maria Tânia de Almeida Souza, que é subsecretária de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A homenagem é em reconhecimento à sua trajetória marcada pelo compromisso com a educação pública e pelos relevantes serviços prestados à capital alagoana. A honraria foi proposta pelo vereador Luciano Marinho.
A cerimônia foi acompanhada por familiares, amigos e representantes da Semed. Luciano Marinho destacou que a homenagem representa um reconhecimento coletivo do Poder Legislativo. Segundo ele, a professora Tânia é uma referência na educação municipal, atravessando diferentes gestões com dedicação e profissionalismo.
“Não é o vereador Luciano Marinho que concede essa homenagem, é a Câmara Municipal de Maceió. Estamos fazendo justiça a uma servidora que dedicou a vida à educação e é lembrada com carinho por ex-alunos e colegas”, afirmou.
Compuseram a mesa de honra o esposo da homenageada, Nélio José Sousa, a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), José Orlando Cajé, professora Joseilda Oliveira e o diretor de Gestão Educacional, Adalberto Gomes.
Representando a família, a filha Nélia Souza emocionou o público ao falar sobre a mãe: “O que muitos veem hoje no trabalho é o que a gente sempre viu em casa. Ela nunca parou. Lembro da minha mãe logo no começo, corrigindo provas, era um monte de pilha de provas, a gente sentava e ia ajudar, com o gabarito. Isso me ajudou até um tempo desses quando tive que lecionar também".
Representando a Semed, o diretor especializado de gestão pedagógica, Ademir Oliveira, ressaltou a perseverança e a força da homenageada ao longo de sua carreira. A diretora José Orlando Cajé, Joseilda também relembrou sua vivência como aluna da homenageada, destacando a influência da professora em sua trajetória profissional.
A coordenadora técnica das regiões de articulação escolar, Marta Palmeira, destacou o impacto da dedicação da professora na vida pessoal e profissional. Segundo ela, a homenageada vive a educação intensamente e segue contribuindo mesmo após a aposentadoria.
Emoção
Visivelmente emocionada, Tânia Almeida agradeceu a homenagem e ressaltou o significado do reconhecimento. “É uma honra imensa ser reconhecida pelo trabalho que a gente faz ao longo de uma vida inteira. Isso fortalece o compromisso de continuar contribuindo com a educação de Maceió”.
A homenageada agradeceu ao vereador Luciano Marinho, aos membros da Câmara, à família, aos amigos e aos colegas da educação, além de destacar sua atuação em trabalhos voluntários e em outras diversas ações. Ela dedicou a honraria a todos que caminharam ao seu lado na trajetória profissional.
“Gratidão sempre. Reconhecer a grandiosidade do outro e valorizar as amizades é o que dá sentido a tudo isso. Gratidão à Casa, ao vereador, aos amigos aqui presentes e à minha família. Muito obrigada. Eu me felicito”, concluiu.
Bibliografia
Nascida em Maceió, em 12 de dezembro de 1962, Maria Tânia de Almeida Souza é professora e gestora pública, reconhecida por sua destacada contribuição à educação pública do município. Sua trajetória é marcada pela dedicação, seriedade e compromisso com o serviço público e com a formação de gerações.
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com especialização em Gestão Pública e mestrado em Linguística, Língua Portuguesa e Literatura, também pela UFAL, ampliou sua formação acadêmica em instituições de referência nacional, como a UFMG e a Unicamp.
Atuou por 15 anos como professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Educação, ingressando por concurso público em 1984, no Colégio Bom Conselho. Desde 1995, construiu sólida carreira na Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), onde exerceu funções como professora, formadora de docentes, gestora e dirigente educacional.
Ao longo de 31 anos na Semed, liderou importantes projetos estruturantes, como a construção do Referencial Curricular da Rede Municipal, programas de formação continuada de professores e ações de alfabetização. Destaca-se a criação do Programa Maceió Tira de Letras, responsável pela alfabetização de cerca de 9 mil jovens, adultos e idosos, além da coordenação do Programa Alfabetiza Maceió, voltado à alfabetização na idade certa. Sua atuação também se estendeu ao âmbito estadual, com a coordenação do Pronatec, beneficiando aproximadamente 4 mil jovens, e do Pré-Enem da Rede Estadual, iniciativa que contribuiu para a elevação do IDEB e para o acesso de estudantes ao ensino superior.
Atualmente, exerce o cargo de Subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, na gestão do prefeito João Henrique Caldas (JHC), contribuindo para o fortalecimento das aprendizagens e para o apoio às famílias da rede municipal de ensino. Paralelamente, há mais de 20 anos, também atua na rede privada de ensino em Maceió.
*Redação com Assessoria