Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
O deputado federal Arthur Lira (PP) afirmou nesta terça-feira (31) que a “a construção do Centro de Pesquisa da Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas é um marco rumo ao desenvolvimento da agricultura no estado e no Nordeste, com a promoção de avanços científicos e tecnológicos impulsionando o setor da agroindústria e, também, da agricultura familiar e da pecuária”. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deve lançar a pedra fundamental da obra do Centro em solenidade no dia 13 de novembro, em Maceió.
“A Embrapa é umas mais sérias empresas públicas do país, com um corpo técnico extremamente capacitado desenvolvendo pesquisas que se convertem em ganhos para a pecuária e a agricultura nacional. O status que o Brasil ganhou no campo da produção de alimentos em muito se deve a este trabalho estratégico da Embrapa. Com este Centro de Pesquisas, colocaremos definitivamente Alagoas no radar da inovação voltada ao agronegócio brasileiro”, ressaltou Lira.
Arthur Lira foi um dos defensores da construção do Centro de Pesquisa da Embrapa Alimentos e Territórios no estado, atuando junto com a bancada parlamentar federal de Alagoas no aporte de R$ 28 milhões em emendas para a construção da nova sede. “Esta é mais uma ação que demonstra a atuação da bancada alagoana em benefício do estado e consolida um projeto que vai trazer inúmeros benefícios em termos econômicos, de produção de alimentos e de inserção alagoana no panorama nacional de desenvolvedores de conhecimentos sobre este segmento vital para a sociedade”, destacou o parlamentar.
Alagoas era um dos poucos estados que não tinham um Centro de Pesquisa da Embrapa Alimentos e Territórios, realidade que começa a mudar com o lançamento da pedra fundamental e o início das obras. O Centro de Pesquisas da Embrapa deverá começar a ser construído em janeiro do próximo ano numa área de 16,6 hectares próxima à Comunidade da Saúde, no bairro de Ipioca, em Maceió.
Presente há cinco anos em solo alagoano, a Embrapa Alimentos e Territórios coordena atualmente 10 projetos de pesquisa, em parceria com diferentes instituições, entre as quais o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e a União Europeia, possuindo conexões com instituições na França, Portugal e Espanha. Quando o Centro de Pesquisa começar suas atividades, a expectativa é de um salto quantitativo e qualitativo nos trabalhos desenvolvidos pela empresa em Alagoas.
*Redação com Secom Maceió