Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Política

Governo retira urgência de projeto de regulamentação da reforma tributária no Senado

Governo retira urgência de projeto de regulamentação da reforma tributária no Senado

(Imagem: Leonardo Sá/Agência Senado - Arquivo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Congresso Nacional um pedido para retirar o regime de urgência do projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária. O texto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, está em análise no Senado e teve a decisão oficializada nesta sexta-feira (4) com a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Embora o governo tenha indicado, no mês passado, que removeria a urgência, o pedido só foi formalizado após o retorno de Lula ao Brasil. Ele voltou do México na quarta-feira (2) depois de acompanhar a posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

O projeto estava travando a pauta do Senado desde 23 de setembro, com a data limite para votação sob o regime de urgência marcada para o dia 22 do mesmo mês.

 

A retirada do regime de urgência já era esperada pelos líderes partidários do Senado, que argumentavam que é preciso mais tempo para discutir a proposta. Desde agosto, os líderes vêm pedindo uma revisão da urgência ao senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo na Casa, que indicou que o governo poderia reconsiderar o regime, mas que ainda não era o momento apropriado.

O projeto está atualmente em análise na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), e o senador Eduardo Braga (MDB-AM) foi escolhido como relator, embora a designação oficial ainda não tenha sido formalizada. O texto recebeu mais de 1.200 emendas dos senadores, reforçando a complexidade da análise.

A expectativa é que, após as eleições de novembro, os senadores possam focar com mais intensidade o tema, visando a aprovação antes do recesso de dezembro.