Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 24 de fevereiro de 2021

Política

João Catunda fala sobre suas pautas durante entrevista e coloca educação como prioridade

João Catunda fala sobre suas pautas durante entrevista e coloca educação como prioridade

(Imagem: Reprodução )

Iniciados os trabalhos da nova legislatura da Câmara Municipal de Maceió, o vereador João Catunda (PSD) revelou quais as pautas que irá defender no seu primeiro mandato na Casa de Mário Guimarães. Em entrevista ao Portal 7Segundos, o parlamentou colocou a Educação como prioridade e destacou a necessidade de garantir transparência no processo e segurança jurídica no caso do afundamento do solo em diversos bairros da Capital.

Confira abaixo a entrevista na íntegra: 

Qual a expectativa para o primeiro mandato na Câmara Municipal?

 As expectativas não poderiam ser melhores, além da massiva renovação na Câmara e a renovação da gestão municipal, temos uma agenda bem forte e ativa, consegui estruturar uma equipe muito empenhada em seu trabalho, e os líderes comunitários e a população de forma geral tem agido de forma bem ativa em trazer demandas para que possamos atuar diariamente na melhoria da nossa cidade. 

Quais as principais pautas que pretende defender em 2021?


 Sem dúvida a maior pauta de 2021 no meu mandato é a educação, perdemos um ano inteiro na educação pública com a pandemia! Precisamos garantir que nossos jovens e crianças retornem aos estudos, sem nunca fragilizar a segurança dos professores, colaboradores da educação, alunos e familiares. Tenho atuado bem perto do secretário Elder, do sindicato, e dos professores para garantir que a educação em Maceió continuamente melhore.

Como membro da Mesa Diretora, como atuará para apaziguar os ânimos, entre oposição e situação, já que a disputa pela presidência do Poder Legislativo foi bastante acirrada?


 Assim como fomos todos adversários em campanha, mais uma vez atuamos competindo na eleição da mesa diretora, agora os palanques se desfizeram e estou convicto que todos estamos empenhados em defender os direitos da população, atuando de forma assertiva, coerente e eficaz na fiscalização e no direcionamento da gestão.

Qual o maior desafio da Câmara em meio a essa a essa pandemia provocada pela Covid-19?


 Garantir a segurança, retomar a economia, e principalmente focar na educação. A pandemia é um cenário para o qual certamente não estávamos preparados, dito isso, estou acompanhando de perto a vacinação, a educação é buscando formatos para ajudar a retomada econômica municipal.

Qual sua opinião sobre a redução da tarifa da passagem de ônibus na Capital, já que a discussão não passou pela Câmara Municipal e foi uma decisão independente do Poder Executivo?


 Foi liderada pelo prefeito JHC. Acho que tudo que puder beneficiar a população, inclusive em sua capacidade de locomover-se é válido e bem vindo. Temos ideias muito parecidas a respeito de como dar mais qualidade de vida a população maceioense, eu e JHC. E tenho trabalhado próximo a ele para viabilizar todas essas iniciativas. 

Quais erros cometidos pela Legislatura passada não pretende repetir? O que faria de diferente?


 Não me cabe julgar os erros cometidos por esta casa no passado, meu papel é fiscalizar as ações da gestão municipal e garantir que as demandas da população sejam ouvidas e atendidas. Temos desafios diferentes, mas a celeridade em tratar dos problemas será prioridade sempre.

Como pretende atuar sobre as questões de afundamento de solo provocado pela extração de salgema em diversos bairros da Capital?


 Pretendo tratar disso como trato todas as pautas, com seriedade, com celeridade e atuando interdisciplinarmente para garantir resoluções reais e efetivas. Nesse caso em questão precisamos garantir que todos os moradores prejudicados sejam atendidos com a máxima urgência, precisamos garantir transparência no processo e segurança jurídica. Além disso é fundamental entender o tamanho do problema atual, e não permitir que ele aumente. Tenho muitos amigos no Pinheiro e adjacências e com certeza meu gabinete vai continuar ouvindo todas as demandas para que possamos continuar atuando com eficiência.

*Redação Alagoas Alerta com 7 Segundos