Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu nesta terça-feira (11) a visita oficial do presidente do Conselho de Representantes do Bahrein, Ahmed Bin Salman Al Musalam. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Câmara. Amanhã, a Câmara vai realizar sessão solene para comemorar os 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
Musalam lidera uma delegação oficial que terá encontros com parlamentares brasileiros para reforçar as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países. Ele também foi recebido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
"O Bahrein é um importante parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com trocas que já superaram os 2 bilhões de dólares em 2021. Precisamos impulsionar ainda mais nosso intercâmbio comercial e os investimentos", afirmou Lira em suas redes sociais, após o encontro.
O Bahrein é um arquipélago situado no Golfo Pérsico, vizinho do Catar e da Arábia Saudita. É um país de grande riqueza petrolífera e que mantém relações diplomáticas com o Brasil desde a década de 70, mas apenas em 2021 foi inaugurada uma embaixada brasileira sediada no país.
Oficialmente, o Bahrein é uma monarquia constitucional e possui um órgão bicameral composto por um conselho consultivo e um conselho dos representantes. A Assembleia Nacional possui 80 lugares formados a partir dos 40 membros eleitos do Conselho dos Representantes (câmara baixa) e os 40 membros da realeza do Conselho Consultivo (câmara alta). Na prática, o país é governado há mais de 200 anos pela dinastia sunita (Al Khalifa) e vive conflitos étnicos e tensões políticas em razão da maioria xiita que vive no país (correntes religiosas dentro do islamismo).
Grupo parlamentar Em 2022, a Câmara aprovou a criação do Grupo Parlamentar Brasil–Bahrein, para promover a cooperação internacional entre parlamentares dos dois países. A resolução que criou o grupo estabelece que a cooperação interparlamentar seja realizada por meio de visitas parlamentares, eventos, estudos, troca de experiências sobre matéria legislativa, intercâmbio de experiências parlamentares, entre outras atividades. O grupo parlamentar poderá manter relações culturais e de intercâmbio, bem como de cooperação técnica com entidades nacionais e estrangeiras.
*Agência Câmara de Notícias