Aguarde. Carregando informações.
Política

Lula convoca ministros para fazer balanço da atuação dos ministérios de infraestrutura nesta sexta (3)

Lula convoca ministros para fazer balanço da atuação dos ministérios de infraestrutura nesta sexta (3)

(Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (3) com os ministros da área de infraestrutura do governo. O encontro acontece no Palácio do Planalto, a partir das 9h30, e vai reunir Lula, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e outros nove ministros.

g1 apurou que a reunião foi convocada por Lula para fazer um balanço do trabalho dos ministérios, além de discutir a situação de obras. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) também pode ser pauta.

Veja quem participa:

  • Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin (MDIC);
  • Ministro da Casa Civil, Rui Costa;
  • Ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
  • Ministro dos Transportes, Renan Filho;
  • Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa;
  • Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira;
  • Ministro das Comunicações, Juscelino Filho;
  • Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes;
  • Ministro das Cidades, Jader Filho;
  • Ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.
 

Esta é a segunda reunião de Lula com os ministros da área de infraestrutura do governo em 2023. O presidente também já reuniu os chefes de outras pastas em reuniões setoriais, como os da área de bem estar social e economia e trabalho, por exemplo. A reunião desta sexta-feira (3) é o começo de um novo ciclo de reuniões deste tipo.

O Novo PAC foi lançado em agosto e prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos e privados no setor de infraestrutura, divididos em nove eixos temáticos.

Reunião com base aliada

 

Na terça-feira (31), Lula recebeu a base aliada na Câmara dos Deputados para discuirs as prioridades de votações do governo até o final deste ano.

O encontrou durou cerca de duas horas, a portas fechadas. Na pauta, temas como a necessidade do governo de ampliar a arrecadação de impostos para fechar as contas nos próximos anos e atender às metas do novo marco fiscal.

A reunião do chamado Conselho Político da Coalizão foi realizada no Palácio do Planalto. Foi o primeiro encontro da base aliada do presidente no governo e no Congresso após PP e Republicanos assumirem ministérios.

Também participaram do encontro líderes da base e do Centrão. Entre eles, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AM), o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA) e o líder da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ao todo, compareceram representantes de 18 partidos.

*G1