Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 07 de maio de 2024

Política

Lula diz que distribuirá panfletos com feitos do governo no Congresso

Lula diz que distribuirá panfletos com feitos do governo no Congresso

(Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 6ª feira (26.abr.2024) que vai distribuir panfletos com os feitos de seu governo a todos os deputados e senadores do Congresso Nacional, sejam governistas ou não. O petista não detalhou se os panfletos serão físicos ou digitais e nem quando serão distribuídos.

“Eu mandei preparar tudo o que nós fizemos em 14 meses. E vou distribuir para cada deputado na Câmara dos Deputados e para cada senador. Todos eles vão receber, quem é do governo, quem não é do governo, quem fala mal, quem fala bem. Todos eles. E eles tem que saber o seguinte: eles podem continuar no que eles quiserem, mas eles têm a obrigação de saber o que está acontecendo no país”, disse o petista durante discurso na inauguração da fábrica de insulina da Biomm, em Minas Gerais.

Sem citar o seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e seus aliados no Congresso, Lula disse ter voltado a governar o Brasil para provar àqueles que “não gostam mais de democracia” que um país criado à base do “amor e da verdade” é “muito melhor”.

Durante o seu discurso, Lula se virou para o ministro da Fazenda Fernando Haddad e disse que, mesmo se o governo “errar”, o Brasil ainda dará certo.

A iniciativa mencionada pelo petista é feita em um cenário de tensão entre o Executivo e o Congresso Nacional. O clima entre o governo e o Legislativo piorou depois que o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) criticou o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação da gestão petista como os congressistas. Lira cobra uma atuação mais direta de Lula na articulação política. Por outro lado, o presidente tem pedido a seus ministros e líderes que conversem mais com o Congresso.

Na 5ª feira (25.abr), o ministro Cristiano Zanin, do STF, concedeu a liminar que suspendeu a eficácia de trechos da lei 14.784 de 2023. Na prática, prorrogou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia até 2027. A decisão caminhou conforme pedido do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), via AGU (Advocacia Geral da União). A decisão de Zanin foi encaminhada ao plenário virtual da Suprema Corte para referendo nesta 6ª feira (26.abr). O julgamento vai até 6 de maio. Já tem 3 votos a favor.

Segundo apurou o Poder360, os senadores avaliam que o gesto foi um interferência dupla: tanto o Poder Executivo quanto o Judiciário se excederam e desrespeitaram a decisão do Legislativo, que derrubou vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que prorrogava a desoneração até 2027.

INAUGURAÇÃO DA PLANTA DE PRODUÇÃO DE INSULINA

Acompanhado da primeira-dama Janja, o presidente Lula participou nesta 6ª feira (26.abr) da cerimônia de inauguração da planta de produção de insulina da empresa biofarmacêutica Biomm, em Nova Lima, Minas Gerais.

Segundo o Ministério da Saúde, com um investimento de R$ 800 milhões, a fábrica terá a capacidade de suprir a demanda nacional de insulina.

No evento, a Biomm assinou com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) um protocolo de intenções para desenvolver um programa de cooperação mútua, voltado para plataformas de produção de medicamentos para doenças metabólicas. O objetivo do acordo é dar maior autonomia para o Brasil na produção de medicamentos para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Também participaram do evento as seguintes autoridades:

  • Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais;
  • Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia;
  • Fernando Haddad, ministro da Fazenda;
  • Heraldo Carvalho Marchezini, CEO da Biomm;
  • João Marcelo Dieguez (Cidadania-MG), prefeito de Nova Lima;
  • Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia;
  • Marília Campos (PT-MG), prefeita de Contagem;
  • Nísia Trindade, ministra da Saúde;
  • Odair Cunha (PT-MG), líder do PT na Câmara dos Deputados;
  • Reginaldo Lopes (PT-MG), deputado federal; e
  • Rogério Correia (PT-MG), deputado federal.

Assista ao evento:

PROTESTOS EM FRENTE À BIOMM

Durante a inauguração da fábrica, professores e funcionários públicos do Sindifes (Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino) protestavam em frente à Biomm por reajuste salarial.

No X (antigo Twitter), o sindicato subiu a tag “#LulaRecebaosTAE”, em referência aos técnico-administrativos em educação, e marcando o perfil oficial do presidente nas publicações. Na rede social, o Sindifes pede a Lula para que reconheça a importância da classe na educação brasileira.

*Poder360