Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com ministros do governo, empresários e ativistas no Palácio Itamaraty nesta quinta-feira (27), para mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o chamado "Conselhão".
O grupo representa uma instância de diálogo do Executivo com a sociedade civil, criada originalmente em 2003, e relançada pelo chefe do Planalto em maio do ano passado.
A reunião desta quinta marca o terceiro encontro de Lula com o Conselhão neste terceiro mandato do petista.
A expectativa para o encontro é que Lula assine decretos relacionados a economia circular, tema discutido anteriormente pelos integrantes do grupo.
O setor representa um modelo de produção aliado à sustentabilidade, que prega a reutilização, renovação e reciclagem de produtos, no lugar do descarte.
Além disso, também está prevista uma apresentação de resultados, conduzida pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre o atendimento à primeira infância no Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim como a chefe da Saúde, outras pastas devem apresentar propostas a serem implementadas pelo Executivo.
Os conselheiros devem sugerir ao presidente Lula a criação de uma política nacional que promova a inclusão produtiva de catadores de recicláveis e outros agentes relacionados à economia circular.
A ideia é que seja uma medida articulada a ações de transferência de renda e de seguridade social.
Por exemplo, editais de financiamento, capacitação e assessoria técnica, bem como linhas de crédito. Tudo com base em programas já existentes do governo federal, como Pronatec, Projovem e Proger.
O Conselhão foi reinstalado em maio do ano passado e tem a missão de auxiliar o governo Lula a pensar políticas públicas de desenvolvimento.
Ao todo, são 250 conselheiros: pessoas da sociedade civil, empresários, pesquisadores, influenciadores digitais e outros setores.
O órgão foi extinto no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e retornou no terceiro mandato de Lula. As atividades desempenhadas não são remuneradas.
Esta é a terceira plenária do grupo. Ou seja, é a terceira vez que todos os integrantes se reúnem com o governo federal. Os conselheiros são distribuídos por grupos temáticos e trabalham com agenda própria.
Além do presidente Lula, participam o vice-presidente, Geraldo Alckmin; o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; bem como os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima); Nísia Trindade (Saúde) e a ministra-interina da Casa Civil, Miriam Belchior.
*G1