Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília neste sábado (19) e teve um ferimento na cabeça.
A viagem que faria à Rússia na tarde deste domingo (20) foi cancelada, e Lula participará da Cúpula do Brics nesta semana por videoconferência (veja detalhes mais abaixo).
Segundo o boletim médico divulgado neste domingo, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês da capital com um "ferimento corto-contuso em região occipital" – ou seja, um corte na nuca.
Os médicos avaliaram que o caso não é grave. Mas, por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou Lula a não fazer viagens de longa duração.
A TV Globo apurou que Lula precisou levar pontos no ferimento.
"O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês - unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital", diz o boletim assinado pelos diretores do hospital Rafael Gadia e Luiza Dib.
Presidente Lula durante a cerimônia de anúncios para Educação na Bahia. — Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República
Com isso, Lula cancelou a viagem que faria para a Cúpula do Brics em Kazan, na Rússia.
O governo não informou se a viagem dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) está mantida.
Lula embarcaria na tarde deste domingo da Base Aérea de Brasília. O evento na Rússia começa na próxima terça (22).
Na programação, havia expectativa também de reuniões bilaterais com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.
Neste sábado (19), Lula esteve em São Paulo para participar de eventos de campanha com Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura da capital paulista.
Em razão das chuvas, no entanto, a carreata foi substituída por uma transmissão pela internet. O presidente voltou a Brasília no início da noite de sábado – horas antes do acidente.
Lula tem 78 anos. Há pouco mais de um ano, em setembro de 2023, o presidente fez uma artroplastia total do quadril direito – uma cirurgia para substituir, por uma prótese, a cartilagem desgastada naquela região do corpo.
Há poucas semanas, quando o procedimento completou um ano, Lula passou por exames de revisão.
*g1