Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Está marcado para a manhã desta terça-feira o reencontro entre José Luiz Datena (PSDB) a Pablo Marçal (PRTB) após o episódio da "cadeirada", no último domingo. Após a agressão no últilo debate, os organizadores decidiram se precaver e usar três parafusos para fixar no chão as banquetas onde sentarão os candidatos, além de destinar um segurança para cada candidato, medida que já havia sido acordada antes da agressão no debate da TV Cultura.
A decião de parafusar as banquetas no chão foi tomada após Datena usar o móvel para agredir Marçal. "A segurança está reforçada desde o início por parte da RedeTV!", disse a superintendente de jornalismo da emissora, Stephanie Freitas.
O encontro promovido pela RedeTV! e pelo UOL vai começar às 10h20, com duração prevista de 2 horas e 20 minutos, divididos em cinco blocos. Além de Datena e Marçal, também confirmaram presença Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).
O debate terá três níveis de punições para candidatos em caso de agressões verbais, físicas ou uso de palavras de baixo calão. Na primeira vez em que o candidato cometer uma infração, a mediadora do debate irá adverti-lo; na segunda, o candidato terá o tempo de resposta no bloco cassado, uma suspensão; na terceira, o político será expulso do programa. Os participantes também não poderão sair do púlpito nem mostrar objetos ou documentos.
Ainda há possibilidade de suspensão ou expulsão caso a infração seja muito grave, como agredir o adversário fisicamente. Os casos serão avaliados pela direção do programa. As regras já haviam sido estabelecidas e acordadas entre as campanhas antes da confusão no debate de domingo. Não foram feitas ajustes após o episódio, afirma a organização.
A emissora afirma que "a segurança sempre foi uma prioridade nossa desde o começo das negociações com as campanhas". "A segurança está reforçada desde o início por parte da RedeTV!", completa o texto.
*O Globo