Sexta-Feira, 09 de janeiro de 2026
Sexta-Feira, 09 de janeiro de 2026
Objetivo é reunir assinaturas de ao menos 257 deputados e 41 senadores; projeto beneficia o ex-presidente Bolsonaro
Segundo o líder da oposição na Câmara, Cabo Gilberto, grupo tem votos para reverter decisão (Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados )
Deputados e senadores de oposição no coletam assinaturas em um manifesto para pressionar o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), a convocar uma sessão para pautar o veto do presidente Lula (PT) ao projeto de lei da dosimetria.
A ideia é angariar ao menos 257 assinaturas de deputados e 41 de senadores, número mínimo para derrubar um presidencial em votação. Lula rejeitou a proposta na manhã dessa quinta-feira (8), em cerimônia para lembrar os três anos do 8 de Janeiro
O projeto foi aprovado por ampla maioria em dezembro de 2025. O texto modula as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado e preso.
Apesar da pressão do grupo, ainda não há qualquer previsão de sessão, principalmente, em virtude do recesso parlamentar, que termina apenas em fevereiro.
O líder da oposição na Câmara, deputado Cabo Gilberto (PL-PB), considera ter votos suficientes para derrubar o veto. Por outro lado, o governo se movimenta para conseguir os votos mínimos e manter a decisão de Lula.
*R7/Brasília